segunda-feira, 27 de março de 2017

O Xará - Jhumpa Lahiri

O Xará - Jhumpa Lahiri

Editora: Biblioteca Azul / TAG Livros
Ano da Edição: 2017
Páginas: 344
Título Original: The Namesake

Sinopse
Gógol Ganguli tem nome russo, sobrenome indiano e um espírito dividido. Filho de imigrantes bengalis que vivem nos Estados Unidos, enfrenta desde criança a crise típica de um tempo de fronteiras instáveis e vidas em trânsito: a de não se reconhecer em nenhuma cultura ou lugar.  Em meio a um constante conflito entre diferentes modos de vida - retratados na educação, na relação com os pais, na vida profissional - , Gógol Ganguli vai buscar no embate como próprio nome e nas relações amorosas um espelho no qual possa descobrir quem realmente é.



Resenha

Gostei bastante da leitura. Já havia lido um artigo sobre a autora em alguma revista e tinha colocado este livro na minha lista de leituras futuras, portanto, fiquei satisfeita quando veio no kit da TAG. Não sabia bem o que esperar, pois pela descrição não parecia ser uma leitura que prende, mas, ao mesmo tempo, a revista TAG me deixou bem curiosa.

Nós acompanhamos a vida de Gógol Ganguli desde seu nascimento, aliás desde o dia em que seus pais se conheceram, até seus trinta e poucos anos. O foco está mais na forma como Gógol lida com o fato de ser filho de imigrantes indianos, mas nascido em solo americano. Ele fica meio dividido entre as tradições que seus pais tentam passar-lhe a todo custo e os costumes do país em que nasceu.

Não é daquelas histórias onde um grande acontecimento vai mudar a vida do personagem, o que não quer dizer que o livro seja parado. É interessante que, apesar de não ser daqueles livros que te deixam desesperada para ler mais, a história prende o leitor. Só posso atribuir isto ao talento da escritora em contar histórias, ela vai direto ao ponto e ao mesmo tempo consegue descrever bem a situação e os sentimentos dos personagens.

A autora criou personagens e situações bem reais, em nenhum momento eu pensei que a autora inventou aquela situação só para ter o que falar ou que alguém reagiu de forma exagerada, criando conflitos desnecessários. Foi tudo dentro da realidade, como se fosse com pessoas que eu conhecia. Ao longo do livro senti pena, raiva, tristeza e alegria com o que Gógol passava e fazia.

Fiquei interessada em ler outros trabalhos da autora e recomendo este livro para quem gosta de histórias com um ritmo menos acelerado e com foco na construção dos personagens e seus relacionamentos.


p.s.: O livro veio no kit da TAG do mês de fevereiro. O visual do kit estava muito belo, bem caprichado mesmo. O mimo também foi bem legal - o conto "O Capote" de Nikolai Gógol que também terá resenha aqui no blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário