segunda-feira, 13 de março de 2017

A Ovelha Negra e Outras Fábulas - Augusto Monterroso

A Ovelha Negra e Outras Fábulas - Augusto Monterroso

Editora: Cosac Naify
Ano da Edição: 2014
Páginas: 96
Título Original: La Oveja Negra y Demás Fábulas

Sinopse
Augusto Monterroso nasceu em Honduras, foi criado na Guatemala, mas escolheu o México para viver. Conhecido pela inventividade de seus escritos em forma breve, em A ovelha negra e outras fábulas o autor reinventa o consagrado gênero, subvertendo completamente sua forma clássica. Cheias de ironia e de uma simplicidade enganosa, as fábulas de Monterroso transitam pelo universo adulto das relações humanas, da literatura e da política. Os quarenta textos que compõem o livro contam com a tradução de Millôr Fernandes e com projeto gráfico colorido.



Resenha

Primeiro, o projeto gráfico desta edição ficou belo. O livro é mais fino e comprido do que o "normal", a capa é de um laranja mais vivo do que aparece na imagem acima e as folhas internas variam entre roxo com letras brancas, verde escuro com letras brancas e branco com letras roxas ou verdes. A disposição dos títulos das fábulas também ficou legal.

Quanto ao conteúdo, gostei bastante das fábulas. É claro que nem todas são excelentes, mas a maior parte é realmente boa. O autor tem um humor bem sarcástico e suas fábulas refletem bem a sociedade em que vivemos, usando animais para retratar os tipos humanos. Apesar de ter sido escrito em 1969, poderia-se muito bem dizer que o livro é uma sátira de nossa situação atual.

São quarenta fábulas ao todo e é difícil escolher só uma, pois gostei de várias. "A Ovelha Negra", que dá nome ao livro, "O Coelho e o Leão", que abre o livro,  e "O Salvador Ressurgente" foram as que mais captaram minha atenção. Recomendo o livro a todos, pois além de ser muito bom, também é curtinho e mesmo quem não tem o hábito de ler vai gostar.


Um comentário:

  1. Olá,
    Não conhecia o livro, não costumo muito ler livros do gênero, mas gostei desse.
    Dica anotada :)
    Bjs e uma ótima noite!
    Diário dos Livros
    Siga o Instagram

    ResponderExcluir