segunda-feira, 6 de março de 2017

Aconteceu Naquele Verão - Vários Autores

Aconteceu Naquele Verão: Doze histórias de Amor - Vários Autores

Editora: Intrínseca
Ano da Edição: 2017
Páginas: 384
Título Original: Summer Days and Summer Nights: Twelve Love Stories

Sinopse
Doze histórias apaixonantes de doze grandes escritores, entre eles Cassandra Clare, Veronica Roth e Stephanie Perkins.
Bem-vindos à estação mais ensolarada e apaixonante de todas! No verão, somos todos iguais, diz um dos personagens do conto “Mil maneiras de tudo isso dar errado”. No Brasil, nos Estados Unidos ou em qualquer lugar do globo, uma coisa é certa: no verão, nossos corações ficam mais leves, mais corajosos, impetuosos e confiantes — talvez por isso esta seja a estação perfeita para se apaixonar... e Aconteceu naquele verão é o livro ideal para quem adora histórias de amor. Mas essa coletânea tem algo ainda mais especial. Algumas histórias têm uma pitada de estranheza, de mistério, um toque sobrenatural. Em “Cabeça, escamas, língua, calda”, a lagoa de uma cidadezinha é morada de um monstro marinho que só uma menina vê. No intrigante “Inércia”, dois grandes amigos há muito afastados vão se encontrar num quarto de hospital para uma última visita. No belo “O mapa das pequenas coisas perfeitas” é sempre dia 4 de agosto. Presos num loop temporal, dois jovens vão comprovar do que a força do amor é capaz. A lição é simples: o amor não escolhe lugar nem hora para surgir. Coloque seus óculos escuros e abra sua cadeira de praia, porque neste verão você terá doze motivos para suspirar e se apaixonar.



Resenha

Este é um livro difícil de dar uma nota, pois são 12 contos de autores diferentes, então a qualidade varia bastante. No geral, a seleção ficou boa, mas achei que vários não seguiram o tema do livro, sabe? Eu esperava 12 contos de amor, levinhos, gostosinhos de ler, mas muitos tinham um temática mais pesada e muito drama.

Não sei se a sequência da edição brasileira segue a gringa (é, pasmem, as editoras brasileiras têm dessas às vezes), mas achei que os melhores contos ficaram mais para o final, com os mais chatinhos pelo meio, o que me fez demorar muito mais do que o esperado para terminar o livro. Apesar de ter vários autores conhecidos para quem lê YA, acho que a única de quem já li algo foi da Stephanie Perkins, que é também a organizadora do livro.

O primeiro conto é "Cabeça, escamas, língua, cauda" de Leigh Bardugo e eu gostei bastante. É meio que um realismo fantástico, com um final "fabulesco", mas foi leve e divertido, então daria 4 estrelas. O segundo é "O fim do amor" de Nina LaCour e, como título sugere, é daqueles dramáticos, com a menina toda deprimida. Não consegui me importar com a personagem e daria 2 estrelas. O terceiro é "O último suspiro do Cinemorte" da Libba Bray e a história é tipo filme de terror trash, com zumbis saindo do nada, mas eu acabei curtindo e daria 3,5 estrelas.

O quarto conto é "Prazer doentio" da Francesca Lia Block e foi o pior conto do livro. Assim como o segundo, fugiu totalmente da temática leve de verão, mas não foi só isso que incomodou, era ruim mesmo. Mas, ainda bem, foi o mais curto tb. Daria 1 estrela. O quinto é "Em noventa minutos, vá em direção a North" da Stephanie Perkins e foi o segundo melhor conto do livro. É uma benção, creio que proposital, que ele venha logo depois do pior, né? Pelo que entendi, é a continuação do conto da autora na antologia de inverno ("O Presente do Meu Grande Amor"), mas eu não li o outro livro e não fiquei sem compreender a história. Daria 5 estrelas.

O sexto é "Lembranças" do Tim Federle e eu não gostei muito desse também. É sobre um cara que está sofrendo pois aquele é o dia em que ele e o namorado vão terminar - o outro vai para a faculdade. Sei lá, era muita sofrência para um conto que deveria ser de amor. Daria 2,5 estrelas. O sétimo conto é "Inércia" da Veronica Roth e eu gostei, apesar de também trazer temas mais pesados, com uma menina em depressão e tal. Daria 4 estrelas. O oitavo conto é "Amor é o último recurso" de Jon Skovron que eu gostei bastante, pois foi divertido e leve como o livro prometia. Daria 4 estrelas.

O nono é "Boa sorte e adeus" de Brandy Colbert e foi meio complicado dar uma nota. Por um lado, ele é cheio de drama, com a menina triste pela partida iminente da prima favorita. Por outro lado, foi o que mais me deixou querendo que o conto tivesse mais páginas. Achei que a autora passou muito tempo criando a atmosfera da história e os personagens, mas eles não foram bem usados, pois o conto não podia ser longo. Queria mais umas 20 páginas nesta história e daria 3,5 estrelas.

O décimo conto é "Nova Atração" da Cassandra Clare e se passa num parque intirante meio sombrio. Eu achei bem legal e daria 4,5 estrelas. O penúltimo conto é "Mil maneiras de tudo isso dar errado" da Jennifer E. Smith e foi dos poucos que entregaram exatamente o que eu esperava: um romance leve, fofo e divertido. Achei que foi o melhor conto do livro, portanto, teve 5 estrelas.

O último conto foi "O mapa das pequenas coisas perfeitas" de Lev Grossman. Apesar de não ter uma história fofinha, foi bem instigante, eu fiquei sempre querendo saber como o próximo dia seria. Daria 4,5 estrelas.



p.s.: Este foi o livro do Turista Literário de janeiro de 2017 e veio com uma necessaire fofinha de souvenir. Teve como item de comer alguns marshmallows para a pessoa assar, mas eu e Larissa não conseguimos fazer exatamente como a Maíra mostrava no vídeo. Como item olfativo teve um bonequinho de feltro no formato de Cthulhu com a roupa e cheirinho da Moranginho (é algo que aparece no terceiro conto).


Nenhum comentário:

Postar um comentário