sexta-feira, 24 de março de 2017

Coraline - Neil Gaiman

Coraline - Neil Gaiman

Editora: HarperCollins
Ano da Edição: 2015
Páginas: 192
Título Original: Coraline

Sinopse
Primeiro livro de Neil Gaiman escrito especialmente para o público juvenil, Coraline é um conto de fadas às avessas que reconhece a subestimada e, por vezes esquecida, maturidade da maioria dos jovens leitores. Nele, Gaiman encara pela primeira vez o desafio de escrever fantasias assustadoras para as crianças e vai além dos tradicionais gigantes padronizados, príncipes encantados, frágeis princesas ou dragões, que habitam esse universo, criando uma personagem com a qual as crianças podem facilmente se identificar. 


Em uma tarde chuvosa, a menina consegue abrir uma porta que sempre estivera trancada na sala de visitas de casa e descobre um caminho para um misterioso apartamento ‘vazio’ no quarto andar do prédio. Para sua surpresa, o apartamento não tem nada de desabitado, e ela fica cara a cara com duas criaturas que afirmam ser seus “outros” pais. Na verdade, aquele parece ser um “outro” mundo mágico atrás da porta. Lá, há brinquedos incríveis e vizinhos que nunca falam seu nome errado. Porém a menina logo percebe que aquele mundo é tão mortal quanto encantador e que terá de usar toda a sua inteligência para derrotar seus adversários.


Resenha

Preciso começar dizendo que li a versão em inglês ilustrada pelo Chris Ridell e esta é uma versão linda, desde a capa até às ilustrações internas bem interessantes e fiéis às descrições do livro. Mas o livro tem publicação brasileira pela editora Rocco, inclusive tem uma versão ilustrada e uma graphic novel.

Coraline é considerado um livro infanto-juvenil, mas que pode ser apreciado por leitores de todas as idades. É uma fábula bem interessante e diferente das que normalmente são propostas para as crianças, a história tem mais camadas e é um tanto sombria e misteriosa.

Na introdução do livro, há uma carta do Neil Gaiman e ele fala que escreveu essa história para e por suas filhas, para que elas tivessem uma personagem com quem se identificassem e em quem pudessem se espelhar. Então, surgiu Coraline, uma figura forte, decidida, curiosa, inteligente e acima de tudo corajosa.

Por ser um livro para jovens, a linguagem e a escrita são simples e dinâmicas, proporcionando uma leitura rápida, que flui facilmente. A história te cativa de imediato e a personagem principal é encantadora. Coraline precisa superar medos e situações adversas para salvar sua família. E esta é uma das principais mensagens passadas pelo livro: ser corajoso não é não sentir medo de nada, e sim, fazer o certo apesar do medo; ser corajoso é enfrentar os seus medos.

Apesar do deslumbre inicial no mundo paralelo em que ninguém errava o seu nome e ela tinha vários brinquedos e a total atenção dos “outros pais”, nada disso bastava, porque não era real e porque Coraline não tinha a sua família (que apesar de todos os defeitos era a sua família!). Esta é outra lição importante do livro: não precisamos ter tudo o que queremos, temos é que apreciar o que temos e dar valor ao que conquistamos por nós mesmos.

What kind of fun would it be if I just got everything I ever wanted? Just like that, and it didn’t mean anything. What then?” 

Resumindo, Coraline é um livro adorável e com vários ensinamentos. Vale muito a leitura, só não sei se eu quando criança iria gostar, porque é um pouco sinistro.




Nenhum comentário:

Postar um comentário