sexta-feira, 30 de dezembro de 2016

O Pequeno Príncipe em Cordel - Josué Limeira

O Pequeno Príncipe em Cordel - Josué Limeira (ilustrações de Vladimir Barros)

Editora: Carpe Diem
Ano da Edição: 2015
Páginas: 174
Título Original: O Pequeno Príncipe em Cordel

Sinopse
Utilizando a linguagem de cordel, este livro é uma releitura do original O Pequeno Príncipe de Saint-Exupéry. Através de versos e rimas, o autor conta as aventuras desse pequeno menino de cabelos dourados em sua busca pelo verdadeiro valor da amizade. Traz em suas páginas ilustrações regionalizadas e um texto atraente, inovando a maneira de apresentar esse clássico literário, mundialmente conhecido.



Resenha

Sempre adorei a história do Pequeno Príncipe e quando vi uma notícia sobre o lançamento dessa releitura em cordel e vi as ilustrações belíssimas, fui logo atrás de comprar.

O livro é lindo como um todo! Desde a ilustração da capa, passando pelo design das molduras das páginas, até, claro, os versos em si. Para quem não conhece esse estilo literário que se tornou típico nordestino, o cordel é uma poesia popular impressa. Cordel é contar uma história em forma de versos rimados. O tipo de estrofe mais comum nos cordéis, e a utilizada nesse livro, é a de seis versos, chamada sextilha, com esquema de rimas em ABCBDB.

Não conhecia o trabalho de Josué Limeira, mas achei incrível como ele conseguiu adaptar uma das mais famosas histórias do mundo para o cordel, prendendo-se à essência da história, mas também dando uns toques regionais. Os versos ficaram fiéis ao livro original e muito lindos, e alguns já fazem parte do meu repertório de citações que amo! O livro inclusive foi um dos finalistas do Prêmio Jabuti 2016, na categoria Adaptação. Também não conhecia o trabalho de Vladimir Barros, o ilustrador do livro, mas me apaixonei por esse Pequeno Príncipe estilo nordestino, com seu chapéu de cangaceiro e sua pele bronzeada pelo sol do sertão, já pela capa. E as ilustrações internas são uma mais bonita e detalhada que a outra! Realmente o livro é lindo e fofo, já quero um bonequinho desse principezinho!


Vemos as inspirações na cultura popular nordestina na história, nas ilustrações e nos detalhes do design das páginas, como a flor de mandacaru, a xilogravura, etc. Mas só porque é repleto de símbolos nordestinos, não significa que o livro seja menos interessante para aqueles que não conhecem a nossa cultura. Recomendo muito esse livro para todos que amam o Pequeno Príncipe. Ler essa adaptação só aumentou meu carinho pelo principezinho que vive em um pequeno e distante planeta.




Nenhum comentário:

Postar um comentário