terça-feira, 5 de outubro de 2021

Um Céu Além da Tempestade - Sabaa Tahir

Um Céu Além da Tempestade - Sabaa Tahir


Editora: Verus
Ano da Edição: 2021
Páginas: 490
Título Original: A ​Sky Beyond the Storm

Sinopse
Um céu além da tempestade é o devastador volume final da aclamada série Uma chama entre as cinzas. Em Um céu além da tempestade, após ficarem mil anos aprisionados, os djinns partem para o ataque, dizimando vilarejos e cidades. Mas, para o Portador da Noite, a vingança contra os humanos é apenas o começo. Ao seu lado, Keris Veturia se declara imperatriz e ameaça de morte todos aqueles que a desafiarem. No topo da lista estão a Águia de Sangue e o que resta de sua família.
Laia de Serra, agora aliada da Águia de Sangue, luta para se recuperar da perda das duas pessoas mais importantes de sua vida. Determinada a impedir o apocalipse que se aproxima, ela se lança à destruição do Portador da Noite. No processo, desperta um poder ancestral que pode levá-la à vitória – ou a uma tragédia inimaginável.
E, nas profundezas do Lugar de Espera, o Apanhador de Almas busca apenas esquecer a vida – e o amor – que deixou para trás. No entanto, fazer isso significa ignorar a trilha de assassinatos deixada pelo Portador da Noite e seus djinns. Para manter seu juramento e proteger o mundo humano do sobrenatural, o Apanhador de Almas deve olhar para além das fronteiras de sua terra. E assumir uma missão que pode salvar – ou destruir – tudo o que ele conhece.


Resenha

Com “Um Céu Além da Tempestade” chegamos ao fim da série “Uma Chama entre as Cinzas”. E estou com um misto de emoções difícil de explicar. Feliz que chegamos aqui e não fui completamente tombada, triste porque vou ter que abandonar personagens que me envolveram muito desde o início, frustrada com alguns pontos do desfecho, enfim, sentimentos conflitantes.

Assim como no último livro, senti que este demorou um pouco para engrenar e continuaram surgindo novas histórias e personagens, sem amarrar direito tudo. Por exemplo, a história de Rehmat poderia ter sido tão melhor explorada e detalhada. 

Para mim, a Sabaa perdeu um pouco a mão nos personagens principais nesse livro, o que era o ponto forte de toda a saga até agora. Laia em muitas partes ultrapassou o limite de obstinada e determinada para teimosa e imprudente. O conflito de Elias e Mauth continuou a me irritar, pois não era o destino que eu queria para ele. O leitor se apaixona por Elias no início do primeiro livro para ele ser sufocado e ter sua personalidade quase apagada? Esse plot foi bem revoltante para mim. Sem falar no romance Helene-Harper que nunca me convenceu. Simplesmente não colou. Zero faíscas de emoção por esse casal, sinto muito. Por outro lado, alguns personagens secundários, como o Musa me conquistaram e eu queria mais deles.
 
Acho que o maior problema foi com expectativas, porque fomos criando várias delas ao longo da série, tanto em relação ao destino do enredo, quanto sobre os backgrounds dos personagens. E nem todas foram alcançadas, o que foi frustrante. O clímax da batalha final com o Portador da Noite, ou o passado da Comandante Keris Ventura são exemplos de coisas que poderiam (deveriam!) ter sido explicadas e trabalhadas de uma forma melhor e mais desenvolvidas. O famoso pagou e não levou, sabe? 

Parece que estou só falando mal, mas juro que gostei e me emocionei bastante com algumas partes (chorei e tudo)! O livro ficou em 4 estrelas pra mim, mas acho que poderia ter sido bem melhor. O resultado final do enredo foi mais ou menos que eu esperava, mas o desenrolar de algumas tramas até chegar lá é que me decepcionou um pouco. A saga começou incrível em “Uma Chama entre as Cinzas”, mas, ao meu ver, merecia um pouco mais em seu desfecho. Me pergunto se talvez os livros 3 e 4 poderiam ter sido condensados em um só livro maior? Pois há partes nos dois que julguei desnecessárias. Não sei, só sei que não foi tudo que eu esperava, mas a série tem um lugar especial na minha estante, principalmente, pelos personagens maravilhosos que a Sabaa Tahir criou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário