sexta-feira, 8 de outubro de 2021

Os Melhores Contos de Fadas Nórdicos

Os Melhores Contos de Fadas Nórdicos


Editora: Wish
Ano da Edição: 2019
Páginas: 320
Sinopse
Em montanhas gélidas e fiórdes agitados, contadores de histórias dos países nórdicos fantasiavam com aventuras, trolls, gigantes e anéis encantados. A curadoria especial de 25 contos selecionados resgata uma das versões de Cinderela e Aladdin, além de diversos enredos originais e tradicionais que eram contados de pais para filhos em países como Suécia, Dinamarca, Islândia, Finlândia e Noruega. Mais de 40 ilustrações extraídas diretamente dos livros antigos embelezam as páginas desta edição de colecionador, destinada a saciar a curiosidade de jovens e adultos.
Neste volume, é possível conhecer o doce e maduro conto da princesa Tuvstarr, o local lendário que se tornou a última morada de gigantes, o tradicional folclore das crianças trocadas por trolls e diversas histórias clássicas com príncipes transformados em ursos-polares e viajantes corajosos que enfrentam as mais diversas criaturas.



Resenha

Mais uma bela coleção de contos de fadas da Editora Wish! “Os melhores contos de fadas nórdicos” foi o segundo volume da coletânea de contos de fadas que a Editora Wish tem publicado em edições de colecionador. É uma edição ilustrada, com miolo impresso em duas cores, e em capa dura. A coisa mais linda! Realmente o projeto gráfico da Wish é imbatível.

Mas além de bonito, o livro tem um ótimo conteúdo. Diferente do primeiro volume da coleção, que contém a maioria dos contos de fadas mais conhecidos e mais adaptados, este volume contém vários contos bem diferentes, pois, fora Hans Christian Andersen, os demais autores eram pouco conhecidos ou até mesmo não publicados no Brasil.

Como a cultura nórdica é tão diferente da nossa, os contos têm um “sabor” também bem diferente para nós brasileiros. Mas quem gosta de Tolkien vai encontrar alguns seres familiares como trolls e elfos, mesmo que em outra roupagem, pois o folclore nórdico exerceu uma grande influência na obra tolkieniana.

O trabalho de curadoria ficou excelente, foram selecionados 25 contos, metade deles de contos raros por aqui. Todos são muito bons, mas fiquem avisados de que nem todos são para crianças, pois, como Tolkien explica bem em seu ensaio “Sobre histórias de fadas”, contos de fadas não são originalmente literatura infantil.

Difícil escolher só um, mas acho que meu favorito foi o último, “A última morada dos gigantes”. Em breve devo ler o volume dos contos de fadas celtas e já aguardo ansiosamente pela campanha dos contos de fadas asiáticos.

Coleção Áurea - Especial Contos de Fadas
  1. Contos de Fadas Em Suas Versões Originais
  2. Os Melhores Contos de Fadas Nórdicos
  3. Os Melhores Contos de Fadas Celtas



Nenhum comentário:

Postar um comentário