sexta-feira, 15 de outubro de 2021

Fúria Vermelha - Pierce Brown

Fúria Vermelha - Pierce Brown


Editora: Globo Alt
Ano da Edição: 2014
Páginas: 468
Título Original: Red Rising

Sinopse
Fúria Vermelha é o primeiro volume da trilogia Red Rising, e revive o romance de ficção científica que critica com inteligência a sociedade atual. Em um futuro não tão distante, o homem já colonizou Marte e vive no planeta em uma sociedade definida por castas. Darrow é um dos jovens que vivem na base dessa pirâmide social, escavando túneis subterrâneos a mando do governo, sem ver a luz do sol. Até o dia que percebe que o mundo em que vive é uma mentira, e decide desvendar o que há por trás daquele sistema opressor. Tomado pela vingança e com a ajuda de rebeldes, Darrow vai para a superfície e se infiltra para descobrir a verdade. 



Resenha

Fúria Vermelha é o primeiro livro de uma série de mesmo nome que iniciou sendo uma trilogia, mas na qual agora foi adicionada uma segunda trilogia. 

“Os melhores devem ascender. Ou será que são os que têm os melhores contatos?” - Capítulo 38

É uma distopia de ficção científica em um futuro do sistema solar, que o povo da Terra precisa sair e conquistar novos mundos e em que a sociedade é dividia em castas representadas por cores. O protagonista é Darrow, ele faz parte dos Vermelhos, o nível mais baixo da sociedade. Ele é um minerador de hélio-3 em Marte, que segundo o governo Ouro, é o combustível que vai purificar a atmosfera marciana para que eles possam fazer a “terratransformação” de Marte que, assim, os primeiros colonizadores venham para o planeta vermelho. Só que vamos descobrir que não é bem assim. Os baixo-Vermelhos são enganados e manipulados há séculos e na verdade já há uma sociedade muito bem estruturada fora da Terra! É um livro que discute problemas da nossa sociedade de forma bem clara nas entrelinhas. Fala sobre governos ditatoriais, desigualdade social, racismo, escravidão e revolução.

“A morte não é vazia como você afirma ser. Vazia é a vida sem liberdade, Darrow. Vazio é viver acorrentado pelo medo, pelo medo das perdas, pelo medo da morte.” - Capítulo 4

A história começa explicando a sociedade e te mostrando a realidade de Darrow, que ele acredita ser a de todos. Alguns acham isso um começo devagar e até entediante, mas acredito que ele é fundamental para que a gente entenda o Darrow profundamente e sinta a sua incredulidade e sua revolta quando ele descobre como a sociedade realmente é e como os Ouros mentem sobre TUDO para eles! O Darrow encontra um grupo revolucionário, os Filhos de Ares, e vai passar por uma transformação e protagonizar um plano arquitetado há algum tempo por eles para tentar se infiltrar nos Ouros e destruir a sociedade e seu sistema opressor por dentro. 

“Se a violência é o esporte dos Ouros, a manipulação é a forma artística deles.” - Capítulo 10

Eu AMEI o livro! Ele é denso e cheio de reviravoltas. Você fica em conflito por alguns acontecimentos e em relação a alguns personagens, mas é justamente porque o autor escreve tão bem e constrói os personagens e a história de maneira tão complexa. Eo, por exemplo, é uma personagem que aparece pouquíssimo no início do livro, mas foi o suficiente para conhecermos ela e me deixar super apegada a ela e ao que ela representa. Sevro é outro personagem que me conquistou com sua personalidade peculiar e sua lealdade. Ele é meu lobo de cristal e ninguém ouse quebrá-lo! Hahhahah 

“Não há nada que ligue mais as pessoas do que a dor compartilhada.” - Capítulo 37

Gostei muito que o próprio Darrow evolui tanto, que ao final do livro ele definitivamente não é mais aquele jovem Mergulhador-do-Inferno que passava os dias minerando hélio-3 e as noites dançando e se divertindo com sua família e companheiros Vermelhos. Ele passa por mais coisas no período de mais ou menos 1 ano e meio desse livro do que nos 17 anos anteriores da sua vida. São acontecimentos e conhecimentos que mudam completamente sua vida e sua percepção de mundo. Na sua missão, ele é forçado a lidar sozinho com pessoas e situações antes inimagináveis; e obrigado a tomar atitudes que lhe arrasam por dentro, mas não pode se deixar destruir por elas, muito menos transparecer seus sentimentos, pois tem que lembrar de onde vem e o seu propósito com tudo aquilo.

“Não posso me tornar um deles. Eu me lembrarei que cada pecado, cada morte, cada sacrifício é pela liberdade.” - Capítulo 20

O enredo e o seu desenvolvimento são super intrigantes e te prendem início ao fim. Você termina o livro desesperada pela sequência, e não porque termina em um cliffhanger, mas porque é uma história tão envolvente que você quer saber mais sobre aquele universo e como seguirão os planos de Darrow e dos Filhos de Ares.


Red Rising
  1. Fúria Vermelha (Red Rising)
  2. Filho Dourado (Golden Son)
  3. Estrela da Manhã (Morning Star)

Nenhum comentário:

Postar um comentário