terça-feira, 14 de setembro de 2021

Uma Chama Entre As Cinzas - Sabaa Tahir

Uma Chama Entre As Cinzas - Sabaa Tahir


Editora: Verus
Ano da Edição: 2020
Páginas: 434
Título Original: An Ember in the Ashes

Sinopse
Laia é uma escrava. Elias é um soldado. Nenhum dos dois é livre.
No Império Marcial, a resposta para o desacato é a morte. Aqueles que não dão o próprio sangue pelo imperador arriscam perder as pessoas que amam e tudo que lhes é mais caro. É neste mundo brutal, inspirado na Roma Antiga, que Laia vive com seus avós e o irmão mais velho. Eles não desafiam o Império, pois já viram o que acontece com quem se atreve a isso. Mas, quando o irmão de Laia é preso acusado de traição, ela é forçada a tomar uma atitude. Em troca da ajuda de rebeldes que prometem resgatar seu irmão, ela vai arriscar a própria vida para agir como espiã dentro da academia militar do Império. Ali, Laia conhece Elias, o melhor soldado da academia — e, secretamente, o mais relutante. O que Elias mais quer é se libertar da tirania que vem sendo treinado para aplicar. Logo ele e Laia percebem que a vida de ambos está interligada — e que suas escolhas podem mudar o destino do próprio Império.


Resenha

O hype dessa série foi há mil anos, mas só fui começar a ler agora e me arrependi amargamente de ter demorado tanto! Porque esse pontapé inicial da série é simplesmente incrível! 5 estrelas favoritado! É desses livros que você termina e já tem que ler o próximo imediatamente, então, pensando por esse lado, foi bom eu ter esperado esse tempo todo pra ler, assim, posso ler tudo de uma vez, sem sofrer esperando a continuação!

"A vida é feita de tantos momentos que não significam nada. Então, um dia, ocorre um único momento que define todos os segundos depois dele." - Capítulo III

A autora sabe te inserir no mundo criado por ela de uma forma tão natural e gradativa, que você nem percebe. Tem livros de fantasia que você passa uns bons capítulos sem entender as coisas, mas aqui a Sabaa Tahir vai explicando tudo no momento certo e de um jeito bem orgânico, bem espontâneo. Não fica aquele parágrafo “professoral” no meio da história, sabe? Eu me senti totalmente imersa no mundo desde o início. E tudo é muito bem construído, a estrutura da sociedade é bem definida e há um porquê histórico para isso, assim como todos os elementos inseridos no enredo. 

Amei também que os personagens são complexos, tem suas personalidades bem delineadas com contrastes e contradições, pois as pessoas são assim. Ninguém é o herói perfeito, nem todo mundo é completamente mal. Até a comandante Keris, que é uma desgraça de gente, percebemos que deve haver uma história por trás daquilo que ela se tornou, nós só não sabemos disso ainda. Espero que a autora desenvolva isso nos próximos livros. 

"Eu convivo com os meus pecados todos os dias. Eu convivo com a culpa. Mas existem dois tipos de culpa, garota: o tipo que te afoga até você se tornar um inútil, e o tipo que inspira sua alma para um propósito." - Capítulo XXXI

Laia, Elias e Helene são personagens incríveis! Não sei quem é o meu favorito. E sei que tem o ship de Laia e Elias, mas eu também shippo Elias e Helene. Não consigo me decidir! Mas também isso não é principal da história, os relacionamentos e as atrações estão presentes na história, sim, mas o foco é outro para todo mundo. Temos a trama política desse mundo, uma profecia que está para se cumprir, temos Elias querendo se libertar do meio em que não se encaixa, temos Laia querendo libertar seu irmão da prisão, etc.

O livro é contado de pontos de vista diferentes, os capítulos são intitulados pelo personagem que vai nos conduzir naquele momento da história. As histórias de Laia e Elias começam separadas e vão se enrolando ao longo do enredo e adorei que os dois arcos são muito interessantes e envolventes. Eu ficava frustrada a cada fim de capítulo que trocava o ponto de vista, pois eu estava super envolvida naquela trama com Elias, aí acabava o capítulo e íamos para Laia. Aí eu super envolvia com Laia, esquecia de Elias e já era hora de voltar para Elias e eu louca, porque queria saber de tudo sobre todos de uma vez só!!! A autora soube cadenciar muito bem o ritmo e as trocas de pontos de vista. Você devora o livro sem nem perceber!

"O medo pode ser bom, Laia. Pode te manter viva. Mas não deixe que ele a controle. Não deixe que ele semeie dúvidas em você. Quando o medo tomar conta de você, use a única coisa mais poderosa e mais indestrutível para combatê-lo: o seu espírito. O seu coração." - Capítulo XLVII

Outra coisa que gostei muito é que o livro não é nada previsível. Quando você acha que sabe para onde a história está caminhando, a Sabaa te tomba de lindamente! E tudo faz total sentido. Você está sempre sendo surpreendida pela trama, o que diferencia o livro de outras sagas. Eu amei e estou ansiosa pelos próximos! Indico a todos que gostam de fantasia!


Uma Chama Entre As Cinzas
  1. Uma Chama Entre As Cinzas (An Ember in the Ashes)
  2. Uma Tocha Na Escuridão (A Torch Against the Night)
  3. Um Assassino Nos Portões (A Reaper at the Gates)
  4. Um Céu Além da Tempestade (A ​Sky Beyond the Storm)



Nenhum comentário:

Postar um comentário