terça-feira, 7 de setembro de 2021

O Médico e o Monstro: O Estranho Caso do Dr. Jekyll e do Sr. Hyde - Robert Louis Stevenson

O Médico e o Monstro: O Estranho Caso do Dr. Jekyll e do Sr. Hyde - Robert Louis Stevenson


Editora: Via Leitura
Ano da Edição: 2017
Páginas: 96
Título Original: Strange Case of Dr Jekyll and Mr Hyde

Sinopse
Misturando elementos de ficção científica e de horror, O Médico e o Monstro é uma das principais novelas góticas do século XIX. Publicado por Robert Louis Stevenson em 1886, o livro é considerado pelo autor de terror Stephen King um dos três grandes clássicos do gênero – ao lado de Drácula e de Frankenstein.

O enredo tem início com a descoberta de que o respeitável médico Henry Jekyll deixou como único beneficiário de seu testamento o odioso senhor Hyde. Um ano depois, Hyde espanca um homem até a morte. Enquanto isso, Jekyll se isola cada vez mais em seu laboratório. O advogado Gabriel Utterson se empenhará, então, em descobrir a estranha relação que une esses homens. 

O Médico e o Monstro traz elementos inovadores ao gênero de horror, como o transtorno de dupla personalidade, por exemplo. Com referências aos assassinatos cometidos por Jack, o estripador, na Londres vitoriana, chegou a inspirar um novo termo no dicionário inglês: Jekyll and Hyde, como são chamadas as pessoas moralmente dúbias.


Resenha

Um clássico da literatura que está na lista dos 1001 livros para ler antes de morrer, “O Médico e o Monstro”, ou “O Estranho Caso do Dr. Jekyll e do Sr. Hyde”, dependendo da tradução, é ótimo!

Primeiro que ele é bem curtinho e a leitura flui muito bem, pois a história é bem interessante e te prende até o fim para ver todo o desenrolar e resoluções da trama. 

"Você lança uma pergunta, e é como se lançasse uma pedra. Você fica sentado calmamente no alto de uma colina; e lá vai a pedra, deslocando outras; e então algum velho e bom sujeito (o último que você imaginaria) leva uma pedrada na cabeça enquanto está no jardim e a família precisa mudar de nome." - História da Porta

Achei bem interessante que na edição que li fala que Stephen King considera este livro parte da trindade clássica do gênero terro, junto com Drácula e Frankenstein. E apesar de ser do gênero do terror, não é de dar medo mesmo. É só porque a história explora um lado mais gótico e conflitos morais do ser humano. O livro traz a discussão sobre a dualidade do bem e do mal, e como todos temos um lado mais obscuro e talvez até macabro. 

"(...) o fardo da vida pesará para sempre sobre os ombros do homem, e quando tentamos nos livrar desse peso, ele simplesmente volta a pesar sobre nós com pressão mais desconhecida e mais terrível." - Declaração Completa de HJ sobre o Caso

Gostei muito que o livro mistura toques de terror, suspense e investigação, sem deixar de lado a discussão de temas psicológicos e filosóficos. E tudo isso, em um enredo super intrigante e com uma escrita bem fácil e rápida de ler.

"Se cada um deles, segundo eu dizia a mim mesmo, pudesse ser abrigado em identidades separadas, a vida seria aliviada de tudo o que tinha de insuportável; o injusto poderia seguir seu caminho livre das aspirações e do remorso de seu gêmeo mais virtuoso; e o justo poderia seguir direta e seguramente seu caminho de elevação, com as boas ações em que encontrava prazer, não mais exposto à desgraça e à penitência das mãos desse mal alheio." - Declaração Completa de HJ sobre o Caso

Eu tive um pequeno spoiler (se é que podemos considerar algo de uma história de mais de 100 anos um spoiler...) sobre a temática geral do livro e isso diminuiu um pouquinho o mistério para mim, mas que estragasse a história! Por isso, vou para essa resenha por aqui para não correr o risco de estragar a surpresa de ninguém e super indico a leitura!


Nenhum comentário:

Postar um comentário