segunda-feira, 28 de maio de 2018

Vocação Para o Mal - Robert Galbraith (J.K. Rowling)

Vocação Para o Mal - Robert Galbraith (J.K. Rowling)

Editora: Rocco
Ano da Edição: 2016
Páginas: 496
Título Original: Career of Evil

Sinopse
Quando um pacote contendo a perna decepada de uma mulher é entregue a Robin Ellacott, seu chefe, o detetive particular Cormoran Strike, suspeita de quatro pessoas de seu passado que poderiam ser capazes de tamanha brutalidade. Mas quando a polícia foca no suspeito que Strike tem cada vez mais certeza de que não é o criminoso, ele e Robin precisam correr contra o tempo para descobrir a verdade. Depois de O chamado do Cuco e O bicho-da-seda, o terceiro romance da aclamada série escrita por Robert Galbraith, pseudônimo de J. K. Rowling, é um suspense inteligente, com reviravoltas inesperadas a cada página, e também a emocionante história de um homem e de uma mulher numa encruzilhada em suas vidas pessoais e profissionais.



Resenha

“Vocação Para o Mal” é o terceiro livro da série de suspense escrita por Robert Galbraith, o pseudônimo de J.K. Rowling. E acho que foi o meu preferido até agora, pois acho que foi o mais intrigante e envolvente, além da narração possuir um ritmo um pouco mais acelerado que os anteriores. É perceptível que a autora está evoluindo e se encontrando nesse novo gênero a cada livro.

Neste volume, Robin e Cormoran não são apenas investigadores do caso, eles estão bem no centro do mistério. Robin recebe uma perna decepada, que vem junto com um bilhete contendo um trecho de música que não apenas era da banda favorita da mãe de Cormoran, como ela o tinha tatuado em seu corpo. Claramente o remetente quer afetar a dupla, especialmente Cormoran Strike. Strike logo tem 4 homens do seu passado como suspeitos e juntos ele e Robin vão tentar desvendar o mistério.

Um dos motivos porque gostei muito de “Vocação Para o Mal” é que Robin é bem mais central e ativa que nos outros volumes. Nesse terceiro livro Robin rouba a atenção e surpreende Cormoran com suas habilidades inatas para o trabalho de detetive. Ela tem a maioria das ideias de como encontrar ou abordar um suspeito, ela tem vários insights sobre o caso, enfim, ela é parte essencial na trama. Além de ser o alvo dos jogos do criminoso, fatos do passado de Robin voltam para perturbá-la, porém ela se mostra uma mulher forte e determinada e não se deixa afetar, nem se abalar com nada disso. Mesmo quando Cormoran e todos pedem para que ela se afaste um pouco, já que pode estar em perigo, Robin não se entrega e segue seus instintos.

Esse livro também desenvolve bem as personalidades e as histórias pessoais dos personagens principais. Conhecemos bem mais sobre o passado da dupla de investigadores, o que nos aproxima mais dos personagens e nos faz entender vários aspectos do seu caráter e da sua personalidade atual. Gosto muito quando os autores se dão ao trabalho de criar e nos mostrar todo o background dos personagens, pois isso evidencia a complexidade da história e as várias camadas da personalidade dos personagens.

Assim como os outros livros da série, o mistério é muito bem construído e possui uma solução surpreendente, mas ao mesmo tempo coerente e plausível. A linha de raciocínio para o desvendar do mistério é explicada ao leitor inteiramente e nada é mirabolante. Tudo faz perfeito sentido. E acho o estilo de narração do livro especialmente interessante. Na maior parte do livro estamos acompanhando Robin, ou Strike, mas, às vezes, o narrador vai para o ponto de vista do criminoso, sem nos explicitar quem ele é. Então, ficamos naquela agonia tentando descobrir qual dos suspeitos (ou talvez nenhum deles) se encaixa naquele discurso e naquela personalidade demonstrada.

Alguns podem dizer que a autora poderia ter enxugado um pouco o livro, que essa história não precisava de quase 500 páginas, mas quem conhece seu estilo sabe que ele é bem descritivo e analítico, cheio de devaneios, argumentação e detalhamentos. E eu gosto desse tipo de suspense mais cadenciado, sem deixar de ser empolgante e viciante. É sim, um livro que te prende do início ao fim! E que já te deixa ansioso pelo próximo volume da série, que infelizmente ainda está sem data de lançamento.

Cormoran Strike
  1. O Chamado do Cuco (The Cuckoo's Calling)
  2. O Bicho-da-Seda (The Silkworm)
  3. Vocação para o Mal (Career of Evil)
  4. Lethal White (ainda sem data de lançamento)



Nenhum comentário:

Postar um comentário