sexta-feira, 25 de agosto de 2017

O Bicho-da-Seda - Robert Galbraith (J.K. Rowling)

O Bicho-da-Seda - Robert Galbraith (J.K. Rowling)

Editora: Rocco
Ano da Edição: 2014
Páginas: 464
Título Original: The Silkworm

Sinopse
O detetive Cormoran Strike retorna no novo mistério de Robert Galbraith, autor do best-seller internacional 'O Chamado do Cuco'. Quando o escritor Owen Quine desaparece, sua esposa vai a procura de Strike. De início, a Sra. Quine pensa que seu marido apenas se afastou por conta própria, por uns dias — como já tinha feito antes — e ela pede a Strike para que o encontre e o traga para casa. Mas conforme Strike investiga o caso, se torna claro que há mais no desaparecimento de Owen do que sua mulher pensa. O escritor havia terminado um manuscrito contendo descrições venenosas de quase todos que conhecia. Se o livro fosse publicado, poderia arruinar vidas: o que significa que existiam várias pessoas que poderiam querer silenciá-lo. Quando Quine é encontrado brutalmente assassinado em circunstâncias bizarras, a investigação se torna uma corrida contra o tempo para entender a motivação de um assassino impiedoso, um assassino como Strike nunca havia visto antes.



Resenha

O Bicho-da-Seda é o segundo livro da série do detetive Cormoran Strike escrita pela J.K. Rowling, sob o pseudônimo Robert Galbraith. E este livro continua a mostrar a versatilidade e a maestria da autora.

Aqui vamos acompanhar mais um caso a ser resolvido por um dos detetives que mais gostei de ler nos últimos tempos. É um romance policial bem cadenciado e com uma história bem escrita e bem detalhada. Afinal, o detalhamento, a explicação dos pormenores e a minuciosa contextualização, que proporciona uma completa imersão ao leitor na história é uma característica da J.K. Rowling.

O mistério a ser desvendado aqui é o sumiço de um escritor, Owen Quine, que estava prestes a lançar um livro bombástico e polêmico. E, para complicar a situação, ele era conhecido por dar essas escapadas por uns dias e não dar notícias. Mas dessa vez é diferente, após algum tempo Owen aparece brutalmente assassinado e o caso que era de desaparecimento evolui para um homicídio. E como seu novo livro aparentemente prejudicaria a imagem de muitas pessoas, a lista de suspeitos é grande e Cormoran e Robin vão ter que ler nas entrelinhas desse romance e da vida do escritor atrás de pistas sobre o assassino de Owen. Através do enredo e dos personagens, a autora traz discussões sobre o mundo das editoras, dos jornalistas e até do machismo que impera na sociedade.

Nesse segundo volume conhecemos mais sobre a história e a personalidade dos personagens principais: Cormoran, o detetive principal, e Robin, sua assistente, que está cada vez mais envolvida e empolgada no trabalho. Robin ainda está começando nesse mundo investigativo, mas se torna parte fundamental nas descobertas ao longo do livro. A relação dela com o trabalho e com seu chefe está causando perturbações no seu noivado, pois ela não está disposta a renegar seu novo talento e sua nova paixão pela investigação por capricho e ciúmes do noivo.

O ritmo do desenrolar da história não é frenético, como o de alguns outros romances policiais, mas nem por isso deixa de arrebatar e entusiasmar o leitor. À medida que as pistas vão surgindo, vamos ficando cada vez mais intrigados com o mistério e só largamos o livro quando este é desvendado. E a solução do mistério é a perfeita justaposição das peças do quebra-cabeça. J.K. Rowling mais uma vez se supera ao montar e solucionar o caso utilizando todos os mínimos detalhes. Criando assim, um enredo com uma verossimilhança interna incrível e sem acontecimentos ou insights mirabolantes, que vêm do além só para causar uma reviravolta na história, com um assassino imprevisível. Não, ela propõe uma história coerente, surpreendente e bem real, com um grande mistério, que de início parece insolúvel, mas que quando ela lhe apresenta os fatos e provas ao final, você vê que realmente aquela era a única resposta.

Cormoran Strike
  1. O Chamado do Cuco (The Cuckoo's Calling)
  2. O Bicho-da-Seda (The Silkworm)
  3. Vocação para o Mal (Career of Evil)
  4. Lethal White (ainda sem data de lançamento)



Nenhum comentário:

Postar um comentário