sexta-feira, 14 de julho de 2017

O Chamado do Cuco - Robert Galbraith (J.K. Rowling)

O Chamado do Cuco - Robert Galbraith (J.K. Rowling)

Editora: Rocco
Ano da Edição: 2013
Páginas: 448
Título Original: The Cuckoo's Calling

Sinopse
Quando uma modelo problemática cai para a morte de uma varanda coberta de neve, presume-se que ela tenha cometido suicídio. No entanto, seu irmão tem suas dúvidas e decide chamar o detetive particular Cormoran Strike para investigar o caso. Strike é um veterano de guerra, ferido física e psicologicamente, e sua vida está em desordem. O caso lhe garante uma sobrevida financeira, mas tem um custo pessoal: quanto mais ele mergulha no mundo complexo da jovem modelo, mais sombrias ficam as coisas e mais perto do perigo ele chega. Um emocionante mistério mergulhado na atmosfera de Londres, das abafadas ruas de Mayfair e bares clandestinos do East End para a agitação do Soho. O Chamado do Cuco é um livro maravilhoso. Apresentando Cormoran Strike, este é um romance policial clássico na tradição de P. D. James e Ruth Rendell, e marca o início de uma série única de mistérios.



Resenha

Apaixonada por Harry Potter como sou, ler tudo que a J.K. Rowling escreve é praticamente minha missão de vida! Hahahah Quando vi que era uma trama policial, fiquei mais animada ainda, já que é um gênero que adoro. Apesar da J.K. Rowling ser rainha suprema, eu confesso que estava um pouco receosa para iniciar a leitura, pois já havia lido Morte Súbita, o primeiro livro dela que não tinha nada a ver com Harry Potter, e achei horrível. Mas eu sabia que ela não me decepcionaria duas vezes e nessa série, escrevendo sob o pseudônimo de Robert Galbraith, a rainha está de volta com uma história envolvente e personagens cativantes e muito bem construídos.

A história é um mistério policial, no qual um detetive particular é contratado pela família de uma famosa modelo, Lula Landry, para investigar a sua morte, apesar de esta ter sido classificada como suicídio pela polícia. Cormoran Strike é o detetive particular que vai cuidar do caso, junto com sua nova e prestativa secretária temporária, Robin.

Como é a marca registrada da autora, os personagens são construídos detalhadamente e as várias camadas de suas personalidades são exploradas, o que nos aproxima deles e nos faz querer conhece-los cada vez mais. Cormoran é um veterano de guerra, com lesões físicas e psicológicas; ele dorme em seu próprio escritório, acaba de sair de um relacionamento falido e passa por dificuldades financeiras. Robin é nova na cidade e está à procura de um emprego, quando é selecionada para o cargo de secretária temporária do detetive Strike. Robin passa a se envolver muito com o trabalho, se encanta com a carreira de detetive e passa a querer transformar aquele emprego temporário em um de tempo integral, contra a vontade do namorado.

Se você está procurando um livro policial com uma história eletrizante, com descobertas a cada capítulo e repleto de reviravoltas, vá ler um Harlan Coben (que é maravilhoso, por sinal!). Pois esse não é o estilo da J.K. Rowling. Ela conta suas histórias de forma lenta, detalhada e bem descritiva. Mas isso em nada atrapalha o andamento da leitura.

O enredo é ótimo e o mistério é resolvido de forma ímpar. O ritmo da história é lento, nos dando tempo para nos ambientarmos em Londres, conhecermos os personagens e fazer nossas próprias suposições sobre o andamento do caso. Quando o mistério finalmente é resolvido, tudo faz sentido. J.K. Rowling é mestre em montar um quebra-cabeças perfeito, usando todas as peças. Sério, os mínimos detalhes se tornam importantes no desenlace!

Assim que terminei, já fiquei ansiosa pelo próximo caso do detetive Cormoran Strike e também por saber do seguimento da história dele e da de Robin.

Cormoran Strike
  1. O Chamado do Cuco (The Cuckoo's Calling)
  2. O Bicho-da-Seda (The Silkworm)
  3. Vocação para o Mal (Career of Evil)
  4. Lethal White (ainda sem data de lançamento)



Nenhum comentário:

Postar um comentário