segunda-feira, 10 de julho de 2017

A Princesa Leal - Philippa Gregory

A Princesa Leal - Philippa Gregory

Editora: Record
Ano da Edição: 2014
Páginas: 448
Título Original: The Constant Princess

Sinopse
No imaginário popular, Catarina de Aragão é vista como a rainha desprezada por Henrique VIII, a nobre trocada por Ana Bolena, plebéia da corte dos Tudor. Philippa Gregory, autora de A irmã de Ana Bolena, recria a infância e a juventude da infanta de Espanha. Criada no palácio de Alhambra, em Granada, Catarina fora prometida aos três anos de idade a Artur, príncipe de Gales. No entanto, a morte prematura do jovem após o casamento, fez com que Catarina se unisse a Henrique VIII, irmão mais novo de Artur. A partir de um dos episódios mais singulares da história inglesa, Phillipa Gregory nos oferece uma romance delicioso.



Resenha

Este foi o segundo livro que li da Philippa Gregory e também gostei (o primeiro foi "A Outra Rainha"). Este é o livro focado em Catarina (Catalina) de Aragão, a filha mais nova de Isabel de Castela e Fernando de Aragão, mas não se passa na época da confusão com Ana Bolena. A história se passa quando Catarina ainda é jovem, para nos mostrar porque ela era tão amada e tanta gente ficou do lado dela quando Henrique decidiu "desfazer-se" dela.

O primeiro capítulo começa com Catarina ainda criança, durante a conquista de Granada, e a gente tem um vislumbre da mulher formidável que era a mãe dela. Aliás, eu sei que Philippa Gregory é inglesa e sua formação deve ser mais para a história da Inglaterra mesmo, mas ela bem que podia se aventurar em fazer um livro sobre Isabel de Castela. Ela daria uma ótima protagonista.

Mas a história de Catarina começa mesmo com sua chegada à Inglaterra para o casamento com o príncipe Artur, o irmão mais velho de Henrique VIII. Catarina e Artur não se dão bem no início, mas depois passam a se amar. Mas as coisas começam a dar errado para Catarina quando Artur fica doente. No seu leito de morte, Artur pede que Catarina prometa fazer o que eles planejaram para a Inglaterra, mesmo que para isso ela tenha de mentir sobre o casamento dos dois e se casar com Henrique.

Grande parte do livro se passa durante os oito (!) anos em que Catarina ficou presa no limbo, no meio da briga entre seu pai e o rei Henrique VII, esperando que pudesse se casar com o Henrique, o novo príncipe de Gales. É nesse tempo que Catarina deixa de ser a princesinha mimada que chegou na Inglaterra e se transforma na mulher forte que será rainha ao lado de Henrique VIII, quando ela finalmente se casar com ele.

Eu gostei da escolha da autora em terminar o livro com Catarina ainda triunfante e não quando ela já foi rejeitada e está morrendo sozinha na miséria. Philippa Gregory é uma ótima autora e sabe pegar alguns fatos históricos e desenvolvê-los de maneira verossímil. O único defeito do livro é que o meio, os oito anos de espera, é monótono, repetitivo. Acho que o livro poderia ter umas 100 páginas a menos e não faltaria nada, sabe?  De toda forma, quero muito ler os outros da série.

Os Tudors (Ordem cronológica)
  1. A Princesa Leal (The Constant Princess)
  2. The King's Curse (ainda não lançado no Brasil)
  3. Three Sisters, Three Queens (ainda não lançado no Brasil)
  4. A Irmã de Ana Bolena (The Other Boleyn Girl)
  5. A Herança de Ana Bolena (The Boleyn Inheritance)
  6. The Taming of the Queen (ainda não lançado no Brasil)
  7. O Bobo da Rainha (The Queen's Fool)
  8. The Last Tudor (ainda não lançado no Brasil)
  9. O Amante da Virgem (The Virgin's Lover)
  10. A Outra Rainha (The Other Queen)

p.s.: É uma complicação determinar quais são os livros da série, pois agora que a linha do tempo se fechou entre a série "A Guerra dos Primos" e "Os Tudors", a própria autora passou a considerar todos os livros como parte de uma grande série "Os Plantagenet e os Tudors". Mas eu resolvi manter a classificação original, como muita gente ainda faz também, e dizer que "A Guerra dos Primos" termina com "The White Princess" e a partir de "A Princesa Leal" começa "Os Tudors".

p.p.s.: Você pode ler os livros em qualquer ordem, pois a própria autora lançou-os fora da ordem cronológica dos eventos.

2 comentários:

  1. Olá, fiquei com muita vontade de ler esse livro. Ainda não vi a série 'Os Tudors, está na minha lista da Netflix a tempos. Mais me interessei muito na estória da Catarina. E parabéns pela Resenha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! A série de tv "Os Tudors" nem é baseada nos livros da Philippa Gregory, mas é boa tb. Tem o filme "A Outra", com Natalie Portman, que é baseado no livro 4 "A Irmã de Ana Bolena".

      Abraços

      Excluir