segunda-feira, 3 de abril de 2017

O Capote - Nikolai Gógol

O Capote - Nikolai Gógol

Editora: L&PM para TAG livros
Ano da Edição: 2017
Páginas: 48
Sinopse
Escrita em 1842, é considerada a obra prima da literatura russa. É a história de um pobre funcionário público que, a grandes custos, consegue comprar um novo capote e é roubado no mesmo dia em que o inaugura. Segue-se então, uma via-crúcis pela burocracia russa...



Resenha

Bem, eu meio que estou "trapaceando" porque este foi o mimo da TAG de fevereiro e não chega a ser um livro mesmo, é só um conto. Mas eu vou fazer uma resenha mesmo assim.

Akaki Akakiévitch é um funcionário de uma repartição pública bem conformado com sua vidinha sem graça e miserável, só saía de casa para o trabalho e do trabalho para casa. Isso até que um dia ele sente muito frio nas costas e nos ombros, mesmo usando seu capote - como os colegas chamavam seu casaco extremamente puído. Ele vai ao alfaiate para ver se consegue remendar, mas o alfaiate diz que aquele capote não tem mais conserto e que ele deveria era encomendar um novo.

Com muito sacrifício, economizando por meses, ele consegue dinheiro suficiente para encomendar um novo capote. Quando o mesmo fica pronto, Akaki fica maravilhado com seu novo casaco e os colegas da repartição também elogiam-no bastante. Ele está tão bem com o casaco que até aceita ir a uma festa com os colegas naquela noite. É quando as coisas começam a dar errado e Akaki tem seu novíssimo casaco roubado.

Gente, eu não esperava gostar tanto deste conto, achei que seria maçante, mas me surpreendi. O narrador tem um humor ácido e bem crítico, deixando claro o que o autor pensava das repartições públicas e as figuras que nelas trabalham. Nunca havia lido nada do Gógol e este conto me deixou curiosa para conhecer outros trabalhos dele. Foi uma decisão muito acertada da TAG enviar este mimo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário