terça-feira, 17 de agosto de 2021

Coração Destemido - Sheila Guedes

Bla bla bla inicial

Coração Destemido - Sheila Guedes


Editora: -
Ano da Edição: 2021
Páginas: 287
Título Original: Coração Destemido

Sinopse
Maria Antônia, órfã portuguesa, chega ao Brasil para casar-se com um brasileiro.
Mas, diferente das outras órfãs que vieram para o além-mar sem nenhum direito de escolha, ela possui um generoso dote e isso lhe dá o poder de decidir seu futuro.
Voluntariosa, ela fará sua escolha baseada na razão e tudo segue conforme seus planos, até conhecer Diego Tavares.
Filho do seu futuro marido, ele despertará em Maria Antônia sentimentos controversos de amor e ódio.
Idealistas, se unirão para lutar contra a escravidão. Teimosos, tentarão resistir ao que sentem um pelo outro. Apaixonados, será que perderão a batalha para seus corações?


Resenha

Neste terceiro livro da série “Mulheres do Brasil”, da Sheila Guedes, vamos focar na história da Maria Antônia, mais uma das noivas órfãs encomendadas da metrópole para o Brasil. Mas Maria Antônia tinha um diferencial que era o seu dote, o que lhe dava um pouco mais de liberdade.

Maria Antônia é uma personagem incrível! É a mocinha mais ousada, revolucionária e destemida das 3 da série e foi a que eu mais gostei, apesar do 1º livro ainda ser meu favorito. Quando ainda tinha seus pais, ela vivia muito bem e seu pai lhe dava toda liberdade, inclusive a ensinava sobre os negócios da família. Então, ela chega decidida a não abaixar a cabeça e continuar dona da sua vida mesmo casada. E através de um acordo especial com seu noivo, ela consegue sua liberdade e acaba até tomando conta dos negócios dele. Ela é bem “moderna”!

"Eu vivo o momento, porque aprendi da forma mais dura possível, que é sábio viver sem colocar expectativas no amanhã." - Capítulo XXXV

A temática tratada no enredo é o preconceito, a escravidão e os movimentos abolicionistas. E o ideal de uma sociedade mais igual é o que une o casal. Diego é o enteado de Maria Antônia e tem uma história bem complicada. Ele é nascido do relacionamento de Antônio Tavares com uma escrava da sua fazenda e viu sua mãe ser assassinada apenas por ser quem era. Ele se identifica como negro, mas tem a aparência de seu pai branco, o que é conflituoso para ele, mas também ajuda nas suas lutas pelo seu povo.

"Tirá-los da escravidão não é apenas abrir as portas das senzalas. É preciso, acima de tudo, encontrar formas para que eles sobrevivam dignamente." - Capítulo XIX

Eu gostei muito do relacionamento deles, pois para mim ele cresceu de forma bem natural. Eles têm, sim, aquela atração avassaladora no primeiro encontro, mas a situação deles é bem de rivais mesmo. E a conexão vai acontecendo aos poucos. É um casal lindo junto, ambos com personalidade e temperamentos fortes, que se descobrem parceiros de ideais, sabe? É uma relação além do amor um pelo outro. Eu amei!

"O amor cura. Transforma. Dá sentido ao que antes não tinha. O amor é a única força capaz de modificar as pessoas e o mundo." - Prólogo  

E os personagens secundários desse livro são ótimos! Fiquei querendo um livro extra com a história de Tereza!

Para mim, só perdeu uma estrela porque não gostei daquele momento em todo livro de romance em que o casal briga e se afasta antes do “felizes para sempre”. Nesse caso, achei o motivo bem batido e a forma como Maria Antônia lidou com isso não me pareceu tão condizente com a personalidade tão destemida e aberta dela. Achei que ela fosse lidar com isso de um jeito diferente. 

É aquela leitura leve e fluida. Mas é difícil pensar que já se passou tanto tempo da época em que o livro é ambientado e ainda não alcançamos a sociedade sem preconceitos e igualitária.

"A cor pode ser um empecilho para qualquer um que não consiga enxergar que ser negro, branco ou indígena não faz de ninguém inferior. O que inferioriza ou nos engrandece perante os outros é a forma como, acima de tudo, aceitamos ser quem somos e nos orgulhamos disso." - Capítulo XXI



Uma História de amor no Brasil Colonial (Mulheres do Brasil)
  1. Coração Indomável
  2. Obstinado Coração
  3. Coração Destemido


Um comentário: