terça-feira, 10 de agosto de 2021

Obstinado Coração - Sheila Guedes

Obstinado Coração - Sheila Guedes


Editora: -
Ano da Edição: 2020
Páginas: 292
Título Original: Obstinado Coração

Sinopse
Catharina chegou ao Brasil em 1674 para se casar com um fidalgo português. Mas, durante o árduo percurso dentro de uma mata fechada conhecida na época como a Serra do Mar, para chegar a vila de São Paulo de Piratininga e assim encontrar seu noivo, ela foi sequestrada por um nativo tupi. Porém, o “selvagem” Aracaê despertou em Catharina algo bem mais profundo do que o medo.
Em meio a floresta, enfrentando os perigos da época, Catharina e Aracaê vão contar sua história. Esteja preparado para conhecer uma intensa história de amor onde as diferenças se perdem em meio a força do sentimento que os une.



Resenha

Depois de amar o primeiro livro da série “Mulheres do Brasil”, da Sheila Guedes, e já ter ficado bem intrigada com a história de Catharina, fui com altas expectativas para “Obstinado Coração”. Mas não consegui me envolver muito com a história do casal.

"É preciso ter coragem para assumirmos quem somos de fato. Que a origem, a religião, as vestes que usamos ou o local onde moramos não dá dignidade e nem honradez. É a nossa essência que dita as regras da vida que vivemos." - Capítulo X  

Catharina foi sequestrada pelo nativo chamado Aracaê e eu não consigo (nem acho que devo!) superar isso. Ao mantê-la cativa, Aracaê acaba conquistando o coração de Catharina, porque é de certa forma sensível e delicado. Mas, desculpa, síndrome de Estocolmo não é comigo, gente. 

"(Aracaê) Agia como se soubesse que eu era sua, e aceitá-lo era só questão de tempo." - Capítulo XXVII

Catharina fala o tempo todo sobre escolhas e liberdade e como Aracaê não ultrapassava os limites com ela e não a forçou a nada, mas eu só pensava “É, amiga, exceto quando ele lhe sequestrou e mesmo contigo chorando e implorando pra voltar, ele te mantinha cativa, né!”. 

"Tenho que desprender-me das minhas certezas e convicções se quiser viver com Aracaê entre os seus. Aprender a falar sua língua. Aprender seus costumes e não julgar as situações pelas minhas verdades. O povo de Aracaê me aceitará se eu os aceitar integralmente." - Capítulo XVII

Tudo isso porque Aracaê olhou pra ela desembarcando do navio na baía e decidiu que era ela que Tupã tinha destinado para ele e pronto. E Catharina não tinha escolha nenhuma sobre isso! Ela muda totalmente quem é, inclusive seu nome, para se encaixar na vida de Aracaê. 

"E não é isso que fazemos quando amamos verdadeiramente alguém? Deixamos livres para que a escolha seja verdadeira e recíproca. Não há amor sem liberdade de escolha" - Capítulo XXVIII

A ambientação e a forma de abordar as questões históricas, principalmente relacionadas aos nativos indígenas do Brasil, é perfeita. Acho que a autora consegue tratar com leveza e de forma verossímil e bem encaixada na história. Achei super interessante o fato de a autora trazer inclusive palavras da língua do povo de Aracaê. Percebemos ao longo na narrativa que a Sheila Guedes teve uma preocupação e um cuidado para tratar esses assuntos, até porque ela é também historiadora.

No geral, eu até gostei do livro e do desenvolvimento do enredo flui muito bem pela escrita da autora, mas não consegui me desvencilhar do fato de que tudo começou com um sequestro. Acho que se a história do casal tivesse iniciado de outra forma... Talvez se eles se conhecessem quando Aracaê fosse fazer escambo, ou algo assim e Catharina se encantasse por ele... Talvez se todos julgassem que ela foi sequestrada, mas na verdade eles haviam fugido juntos... Não sei. Só sei que EU não consegui torcer por um relacionamento que começou desse jeito.


Uma História de amor no Brasil Colonial (Mulheres do Brasil)
  1. Coração Indomável
  2. Obstinado Coração
  3. Coração Destemido

Nenhum comentário:

Postar um comentário