sexta-feira, 27 de agosto de 2021

Guerra do Velho - John Scalzi

Guerra do Velho
 - John Scalzi

Editora: Aleph
Ano da Edição: 2016
Páginas: 368
Título Original: Old Man's War


Sinopse
A humanidade finalmente chegou à era das viagens interestelares. A má notícia é que há poucos planetas habitáveis disponíveis – e muitos alienígenas lutando por eles. Para proteger a Terra e também conquistar novos territórios, a raça humana conta com tecnologias inovadoras e com a habilidade e a disposição das FCD - Forças Coloniais de Defesa. Mas, para se alistar, é necessário ter mais de 75 anos. John Perry vai aceitar esse desafio, e ele tem apenas uma vaga ideia do que pode esperar.




Resenha

Eu estava querendo ler algum não-romance e estava difícil de achar no meu Unlimited, pois ele já viciou que eu adoro um romance! Kkkk Aí por indicação fui ler A Guerra do Velho e AMEI! É uma ficção científica bem diferentona que se passa em um futuro em que a Terra está nas explorações espaciais e em guerra com outras espécies. Aí os recrutas do nosso exército são os idosos, pois “os jovens são mais úteis para a comunidade. Eles têm a vida toda pela frente, enquanto nós somos iminentemente descartáveis (capítulo 5). Eu já comecei achando essa sinopse incrível e o livro não me decepcionou! 5 estrelas mesmo e estou ansiosa para ler o resto da série. Já até pesquisei e os direitos já foram comprados para a produção de filme e série de tv.

Parte do que nos faz humanos é o que significamos para as outras pessoas e o que as pessoas significam para nós. Sinto falta de significar algo para alguém, de ter essa parte humana. - Capítulo 11

É o romance de estreia do autor, mas é super bem escrito. Eu me envolvi bastante com a história e com os personagens. A forma como ele descreve o mundo e as tecnologias que fazem todo esse enredo possível é muito bem feita. Quando eu estava lendo, eu estava completamente imersa naquele mundo, pois tudo é bem construído, o torna o livro com um todo bem crível, sabe? E a leitura flui muito bem, pelo estilo de escrita do autor e porque acho que ele mescla bem a quantidade de narrativa, descrição e diálogos.

– Como é perder alguém que se ama? 
– Você morre também. E espera que seu corpo um dia entenda.
Capítulo 15

Apesar da rotatividade dos personagens secundários no enredo principal ser grande, eles são bem construídos ao ponto de a gente sentir a falta deles, mesmo tendo os conhecido pouco. E não fiquei irritada com isso, pois acho que é proposital para mostrar que estamos em uma guerra e não dá pra prever nada, nem se apegar muito. E alguns plots trazem ótimas reflexões para o leitor.

Mas é como voltar no tempo, para pouco antes de você ter feito todas as escolhas que formaram a vida que você tinha. Se pudesse voltar, por que faria as mesmas escolhas? Você já viveu aquela vida. - Capítulo 11

Gostei também que, mesmo sendo uma série de 5 livros, o livro não termina em um cliffhanger desesperador. Deixa suspenses para a continuação da história, mas tem uma conclusão dessa primeira etapa. Enfim, eu fiquei fascinada com o universo criado e recomendo muito este livro para quem gosta de ficção!


Guerra do Velho
  1. Guerra do Velho (Old Man's War)
  2. As Brigadas Fantasma (The Ghost Brigades)
  3. A Última Colônia (The Last Colony)
  4. Zoe's Tale
  5. The Human Division
  6. The End of All Things


Nenhum comentário:

Postar um comentário