segunda-feira, 5 de novembro de 2018

Uma Sombra Ardente e Brilhante - Jessica Cluess

Uma Sombra Ardente e Brilhante - Jessica Cluess

Editora: Galera Record
Ano da Edição: 2017
Páginas: 336
Título Original: A Shadow Bright and Burning

Sinopse
O primeiro livro da série de Jéssica Cluess, perfeito para surpreender fãs de fantasias já bem habituados com magia, profecias e triângulos amorosos Henrietta Howel tem o poder de explodir em chamas. Quando é obrigada a expor suas habilidades ela tem certeza de que será executada. Apenas os feiticeiros podem usar magia, e nenhum deles é mulher. Ela se surpreende quando não só é poupada da guilhotina, mas também nomeada a primeira feiticeira em séculos. Ela é a garota profetizada, aquela que derrotará os Ancestrais – seres sanguinários que aterrorizam a humanidade. Henrietta então passa a treinar dia e noite com um grupo de feiticeiros ansiosos para testar as habilidades – e o coração – da garota da profecia. Mas será que Henrietta é mesmo a garota da profecia?



Resenha

Esta é uma  história de fantasia juvenil, com magos, feiticeiros e bruxas (sim, são diferentes uns dos outros), que é leve e gostosinha de ler. A protagonista é uma adolescente que tem o poder gerar fogo que ela não sabe controlar bem. O problema é que, nesse mundo, mulheres com poderes não são bem-vindas, são acusadas de bruxaria e executadas, pois apenas homens, os feiticeiros, podem usar magia.

O que ela não sabe é que existe uma profecia sobre uma garota feiticeira que vai ajudar a derrotar os Ancestrais, que são seres horrendos, assassinos e sobrenaturais sobre os quais não se sabe muita coisa, além de que foram conjurados anos atrás por uma bruxa. Então, Henrietta é levada para Londres por Agrippa, feiticeiro que veio apurar o caso dos incêndios na escola em ela leciona, não para ser executada, mas para ser sua aprendiz. Henrietta não vai sozinha, ela exige que seu melhor amigo, Rook, vá também. Agrippa concorda, apesar de estar reticente, pois Rook é um impuro, ou seja, foi "tocado" por um dos Ancestrais.

Em Londres, ela percebe que as coisas não serão tão fáceis assim, apesar de acreditarem que ela seja a garota da profecia. Como mulheres com poderes não são aceitas, ela sofre bastante preconceito entre os outros aprendizes de Agrippa e pior ainda entre os mestres feiticeiros. A angústia dela piora a medida que o tempo passa e ela não consegue evoluir nos estudos como o esperado e, ainda por cima, Rook está cada vez mais estranho.

Como eu disse, é um livro bom de ler, a trama fala sobre preconceito e amizade, sobre encontrar seu próprio lugar, independente do que pensam/esperam de você. Eu gostei de Henrietta, ela é determinada e leal, mas ainda tem umas características chatinhas de mocinhas YA, ela é meio devagar em compreender o perigo de certas coisas/pessoas e é um tanto cabeça-dura.

Mas o principal problema da história é que o mundo não me pareceu tão bem construído. Ainda não captei bem a diferença entre magos, feiticeiros e bruxas, e porque uns são considerados melhores que os outros. A questão dos Ancestrais também não está esclarecida, mas suponho que os próximos livros vão nos dizer de onde vieram realmente. O que achei estranho mesmo é esses Ancestrais, que parecem tão poderosos, ficarem limitados praticamente à Grã-Bretanha. Por que não tocam o terror na Europa inteira?

De todo jeito, fiquei curiosa para saber o que são e como serão derrotados os Ancestrais, então vou tentar concluir a série.


Kingdom on Fire
  1. Uma Sombra Ardente e Brilhante (A Shadow Bright and Burning)
  2. Um Veneno Sombrio e Sufocante (A Poison Dark and Drowning)
  3. A Sorrow Fierce and Falling (ainda não lançado no Brasil)

p.s.: Este foi o livro de outubro/2017 do Turista Literário e não achei a malinha tão bem recheada quanto as anteriores. Mas pelo menos o livro foi bem melhor do que o de setembro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário