segunda-feira, 26 de novembro de 2018

A Guerra dos Mundos - H.G. Wells

A Guerra dos Mundos - H.G. Wells

Editora: Suma de Letras
Ano da Edição: 2016
Páginas: 296
Título Original: The War of the Worlds

Sinopse
Eles vieram do espaço. Eles vieram de Marte. Com tripés biomecânicos gigantes, querem conquistar a Terra e manter os humanos como escravos. Nenhuma tecnologia terrestre parece ser capaz de conter a expansão do terror pelo planeta. É o começo da guerra mais importante da história. Como a humanidade poderá resistir à investida de um potencial bélico tão superior? Publicado pela primeira vez em 1898, A guerra dos mundos aterrorizou e divertiu muitas gerações de leitores. Esta edição especial contém as ilustrações originais criadas em 1906 por Henrique Alvim Corrêa, brasileiro radicado na Bélgica. Conta também com um prefácio escrito por Braulio Tavares, uma introdução de Brian Aldiss, membro da H. G. Wells Society, e uma entrevista com H. G. Wells e o famoso cineasta Orson Welles responsável pelo sucesso radiofônico de A guerra dos mundos em 1938 , que fazem desta a edição definitiva para fãs de Wells.



Resenha

“A Guerra dos Mundos” é o clássico de H.G. Wells, um dos pioneiros da ficção científica na Literatura. O enredo é sobre uma invasão dos marcianos a Terra e a população tenta fugir e sobreviver.

A história base é bem a frente de seu tempo, e as descrições dos marcianos e das máquinas e armas são incríveis, para a época. Lembrando que o livro foi lançado em 1898! Confesso que o enredo não me pegou tanto, pois apesar de ser sobre invasão alienígena e tal, a história não é tão movimentada, não é tão cheia de aventura. O que impacta mesmo é a imaginação e criatividade do autor, além da narrativa em primeira pessoa, com descrições tão reais, que te fazem acreditar nos relatos da tal invasão dos marcianos e destruição em massa da Terra (ou pelo menos do interior da Inglaterra).

A narrativa é tão incrível que Orson Wells fez uma adaptação do roteiro e narrou em um programa de rádio nos EUA em 1938 e fez os ouvintes desavisados acreditarem que estávamos mesmo vivendo uma invasão alienígena e causou pânico nas ruas! O fato até hoje é comentado e estudado nas faculdades de Comunicação Social.

Eu gostei do livro, mas principalmente por perceber o quanto a imaginação do autor era incrível e a frente do seu tempo, pela sua narrativa tão crível e real. Gostei por poder conhecer o livro que deu origem à tão famosa transmissão radiofônica que estudei no curso de Jornalismo, etc. E como H.G. Wells é um dos “pais da ficção científica”, quem gosta desse estilo literário deveria ler para conhecer. Mas tenho que admitir que dos pioneiros no ramo, ainda prefiro Jules Verne, pois além das coisas incríveis e futurísticas, os seus enredos são mais cheios de aventura e ação. Aqui, em Guerra dos Mundos, as coisas acontecem bem mais devagar, é bem mais monótono, até porque é o relato pessoal (relembrando no futuro) da experiência de um dos sobreviventes da invasão.




Um comentário:

  1. Oh puxa, dessa vez achei que faltou um pouquinho, apesar de todo mundo conhecer, acho que sou a única que não sabe quase nada desse clássico. Não sabia dessa transmissão de rádio da falsa invasão, achei interessante.

    ResponderExcluir