segunda-feira, 24 de setembro de 2018

A Longa Viagem a Um Pequeno Planeta Hostil - Becky Chambers

A Longa Viagem a Um Pequeno Planeta Hostil - Becky Chambersr

Editora: Darkside
Ano da Edição: 2017
Páginas: 352
Título Original: The Long Way to a Small, Angry Planet

Sinopse
O livro de Becky Chambers é um marco recente no universo da ficção científica. Lançado originalmente através de financiamento coletivo pela plataforma Kickstarter, ele conquistou a crítica especializada e os ainda mais exigentes fãs do gênero, sendo indicado para prêmios respeitados, como o Prêmio Arthur C. Clarke e o Prêmio Hugo. Um dos motivos do sucesso de A Longa Viagem a um Pequeno Planeta Hostil é a abordagem da história. O gatilho principal é a construção de um túnel espacial que permitirá ao pequeno planeta do título participar de uma aliança galáctica. Mas o que realmente torna único esse romance "On the Road" muito divertido e futurístico são seus personagens. Complexos, instigantes e tridimensionais. A autora optou por contar a história de gente como a gente, ainda que nem todos sejam terráqueos ou mesmo humanos. A tripulação da nave espacial, Andarilha, é composta por indivíduos de espécies, gêneros e planetas diferentes, incluindo um médico de gênero fluido, que transita entre o masculino e o feminino ao longo da vida e uma estagiária nascida nas colônias de Marte, uma piloto reptiliana. Temas como amizade, força feminina, novos conceitos de família, poliamor e racismo fazem parte do universo do livro, assim como cada vez mais fazem parte do nosso mundo.



Resenha

Este foi o livro que veio na malinha de setembro/2017 do Turista Literário. Foi uma mala bem recheada e legal. Além disso, o livro é da Darkside, então isto quer dizer que o projeto gráfico é espetacular. É realmente um livro lindo, portanto, é com muito pesar que comunico-lhes que o conteúdo não faz jus à beleza.

Sério, gente, que livro chato!!! O título longo já é um indício da eterna enrolação que temos neste livro, de fato não passa de uma longa e enfadonha viagem para um planetinha e pronto. A coisa mais interessante do livro é já no finalzinho, quando chegam no tal planeta, mas foi tão rápido que não deu nem para me divertir e as implicações do que aconteceu só serão descobertas no próximo livro, eu presumo.

Sinceramente, a história que autora tinha para contar é quase inexistente, mas os temas que ela queria abordar eram infinitos, então ela simplesmente saiu criando um personagem para cada coisa que queria nos "ensinar". É racismo (especismo, no caso, já que se tratam de seres de diferentes planetas e espécies), orientação sexual (aqui temos um exemplo de cada orientação possível), feminismo, guerra, ambientalismo, entre outros. Enfim, eram tantos discursos intermináveis e clichês sobre preconceito, que deu foi raiva, em vez de ser algo positivo.

Duas pessoas da tripulação não podiam conversar sem que a autora nos brindasse com uma aula sobre algum tipo de preconceito. Ela poderia ter se focado em um tipo de preconceito por livro, por exemplo, e falado sobre isso em situações pontuais, mas marcantes do livro, e não a toda hora. Acabou que ficou claro que ela não tinha uma história para contar, e sim lições de moral para dar, e as situações da história foram inventadas com o simples propósito de abordar um novo tema.

Então, a longa viagem tem umas paradas em alguns planetas e a nave também é abordada, inclusive por saqueadores, mas tudo é só para dar uma lição de moral, não gera um conflito que sirva de combustível para a história. É tudo prontamente solucionado, todo mundo é bem resolvido, sem preconceitos, e até os ladrões são bonzinhos.

Enfim, se você está esperando uma alucinante história de ficção científica, pode procurar em outro livro. Este aqui é só uma interminável lenga-lenga sobre a história e os costumes de diferentes espécies do universo, com um breve acontecimento nos 45 minutos do segundo tempo, que talvez sirva para termos uma história de verdade no segundo livro. Mas eu não pretendo me arriscar a ler outra coisa dessa autora para saber se é verdade.


Série Wayfarers
  1. A Longa Viagem a Um Pequeno Planeta Hostil (The Long Way to a Small, Angry Planet)
  2. A Vida Compartilhada em Uma Admirável Órbita Fechada (A Closed and Common Orbit)
  3. Record of a Spaceborn Few (ainda não lançado no Brasil)

Um comentário: