segunda-feira, 16 de abril de 2018

O Nome do Vento - Patrick Rothfuss

O Nome do Vento - Patrick Rothfuss

Editora: Arqueiro
Ano da Edição: 2009
Páginas: 656
Título Original: The Name of the Wind

Sinopse
Ninguém sabe ao certo quem é o herói ou o vilão desse fascinante universo criado por Patrick Rothfuss. Na realidade, essas duas figuras se concentram em Kote, um homem enigmático que se esconde sob a identidade de proprietário da hospedaria Marco do Percurso. 

Da infância numa trupe de artistas itinerantes, passando pelos anos vividos numa cidade hostil e pelo esforço para ingressar na escola de magia, O nome do vento acompanha a trajetória de Kote e as duas forças que movem sua vida: o desejo de aprender o mistério por trás da arte de nomear as coisas e a necessidade de reunir informações sobre o Chandriano - os lendários demônios que assassinaram sua família no passado. 
Quando esses seres do mal reaparecem na cidade, um cronista suspeita de que o misterioso Kote seja o personagem principal de diversas histórias que rondam a região e decide aproximar-se dele para descobrir a verdade. Pouco a pouco, a história de Kote vai sendo revelada, assim como sua multifacetada personalidade - notório mago, esmerado ladrão, amante viril, herói salvador, músico magistral, assassino infame. 
Nesta provocante narrativa, o leitor é transportado para um mundo fantástico, repleto de mitos e seres fabulosos, heróis e vilões, ladrões e trovadores, amor e ódio, paixão e vingança.


Resenha

O Nome do Vento é o primeiro livro de uma trilogia e é a história do misterioso dono da hospedaria Marco do Percurso, Kote. Kote é na verdade o lendário Kvothe, mas ninguém na cidadezinha onde ele vive sabe disso, exceto seu amigo e aprendiz, Bast.

As primeiras 40-50 páginas são um pouco devagar e confusas, pois não sabemos quem é Kvothe e o que ele fez exatamente para ser um personagem praticamente mitológico nas histórias desse mundo criado por Patrick Rothfuss. Além disso, também sabemos nada sobre as criaturas sobrenaturais citadas. Mas com a chegada do Cronista e o início da narrativa em primeira pessoa de Kote sobre a sua história, sobre como um garoto de uma trupe de artistas itinerantes se tornou o Kvothe, o Sem-Sangue, o Matador do Rei, etc., o livro cativa de vez o leitor.

Este é apenas o início da história de Kote, então, apesar de nos apresentar o personagem e introduzir-nos no seu mundo, o livro não traz tantas respostas. Na verdade ele cria mais perguntas do que as responde. Mas isso é facilmente explicado pelo próprio Kote, que diz ao Cronista que precisará de 3 dias para contar sua história direito, de modo que possamos realmente entender quem ele é, como e porquê fez tudo o que as histórias dizem que ele fez. Este livro contém a história contada por Kote ao Cronista no primeiro dia de seu encontro. Então, é realmente só a introdução, o início e a preparação para o que promete ser uma aventura fantástica e épica.

Bom, já que a própria sinopse do livro não é tão detalhada, eu não posso falar muito do enredo em si para não dar spoilers. Neste primeiro volume da trilogia “Crônicas do Matador do Rei”, seguimos Kote desde sua infância com sua família e trupe itinerante, até seus 15 anos na Universidade, onde está tentando tornar-se um arcanista, como seu velho amigo Abenthy. Passamos por várias aventuras e vários altos e baixos na vida Kote, mas uma coisa que é constante é seu desejo de se tornar arcanista, aprender o “Nome do Vento” e descobrir tudo o que puder sobre o Chandriano, um ser mitológico para muitas pessoas de seu mundo, mas uma realidade que trouxe morte e destruição para Kvothe.

Gostei muito do livro e estou ansiosa pela continuação, para que possa finalmente ter respostas. Porém o último livro da trilogia ainda não foi lançado e o autor não dá nem um prazo para esse lançamento, então podemos até conseguir algumas explicações no segundo livro da série, mas por enquanto ainda temos que ficar sem o desfecho.


A Crônica do Matador do Rei:
  1. O Nome do Vento (The Name of the Wind)
  2. O Temor do Sábio (The Wise Man's Fear)
  3. Doors of Stone (ainda sem data de lançamento)
Em inglês há ainda um livro 2.5, chamado The Slow Regard of Silent Things, que é um conto sobre a história de Auri.


Nenhum comentário:

Postar um comentário