segunda-feira, 9 de abril de 2018

Ferreiro de Bosque Grande - J.R.R. Tolkien

Ferreiro de Bosque Grande - J.R.R. Tolkien

Editora: Martins Fontes
Ano da Edição: 2015
Páginas: 178
Título Original: Martins Fontes

Sinopse
Esta história fascinante de um andarilho que encontra o caminho para o perigoso reino da Terra-Fada está sendo publicada pela primeira vez no Brasil. Esta edição inclui um manuscrito do rascunho original de Tolkien para a história, as ilustrações de Pauline Baynes, notas sobre a gênese, a cronologia e o final alternativo da história e um longo ensaio sobre a natureza da Terra-Fada, tudo inédito até agora.
Estão contidas em Ferreiro de Bosque Grande muitas ligações interessantes com o mundo da Terra-média e também com os demais contos de Tolkien, e nesta “edição ampliada” o leitor finalmente descobrirá a história completa por trás dessa importante peça de ficção breve.



Resenha

Gostei bastante deste livro! Primeiro, gostei da organização dele, porque ele não tem uma grande introdução. O editor faz o que Tolkien gostaria de fazer: deixa o leitor com a história e depois é que a analisa. Então, a primeira parte é esse conto de fadas delicioso de Tolkien que dá nome ao livro, depois aparecem os materiais extras como, a lista dos personagens, uma linha do tempo, uma versão inicial do conto com imagens do manuscrito original e uma análise sobre a história.

Eu acertei em cheio ao ler primeiro o livro Árvore e Folha, pois ao ler o ensaio "Sobre Contos de Fadas" e compreender melhor o que Tolkien considera um conto de fadas e quais são suas características principais, pude perceber que "Ferreiro de Bosque Grande" é um perfeito exemplo de conto de fadas, segundo a classificação do autor. Aliás, achei que "Ferreiro de Bosque Grande" ilustra melhor o que Tolkien quis dizer no seu ensaio do que o conto "Folha, de Migalha", que vem junto do ensaio no livro Árvore e Folha.

O conto se passa numa aldeia, onde a cada 24 anos algumas crianças são selecionadas para fazer parte de uma festa e comer o grande bolo. Quando Ferreiro era criança, ele foi uma das selecionadas para participar da festa e encontrou uma estrela na sua fatia de bolo. Mais tarde ele descobriu que a estrela permitia que ele passeasse pela Terra das Fadas. Então, o conto passa a narrar algumas das aventuras de Ferreiro nesta terra fantástica.

É um belo conto, que pode ser lido por crianças de todas as idades. Nesta edição, ele vem acompanhado de ilustrações feitas por Pauline Baynes, uma ótima ilustradora que já mostrou seu talento em outras obras de Tolkien e de C.S. Lewis. Os materiais extras enriquecem bastante a experiência e gostei de ver a evolução da versão original do conto para a versão final.

Eu só tirei meia estrela porque as fotos do manuscrito de Tolkien estão quase ilegíveis. É verdade que ele, às vezes, escrevia com uma letra horrorosa, mas dessa vez o problema está mais na qualidade do papel e da impressão. A editora deveria ter investido mais e colocado imagens coloridas em um papel diferenciado, como a HarperCollins UK fez com Mr. Bliss.

Um comentário: