segunda-feira, 30 de abril de 2018

Moby Dick (ou A Baleia) - Herman Melville

Moby Dick - Herman Melville

Editora: Cosac & Naify
Ano da Edição: 2008
Páginas: 656
Título Original: Moby Dick (or The Whale)

Sinopse
Versão definitiva da obra-prima Moby Dick, ou A Baleia, considerado um dos maiores romances norte-americanos. O livro traz o relato de um marinheiro letrado, Ishmael, sobre a última viagem de um navio baleeiro de Nantucket, o Pequod, que parte da costa leste dos Estados Unidos - com sua tripulação multiétnica - rumo ao Pacífico Sul, onde encontra o imenso cachalote branco que, no passado, arrancara a perna do vingativo capitão Ahab. Ao longo de 135 capítulos, Herman Melville (1819-1891) explora com brilhantismo e ironia os mais variados gêneros literários: da narrativa de viagens ao teatro shakespeareano, do sermão à poesia popular, passando pela descrição científica e a meditação filosófica. 

A nova tradução se vale da longa experiência acadêmica da tradutora Irene Hirsch com a obra de Melville e de um minucioso trabalho de pesquisa de vocabulário náutico por parte do tradutor Alexandre Barbosa de Souza. 
O volume inclui ainda fortuna crítica com três textos fundamentais para a compreensão da obra: uma resenha de Evert Duyckinck, publicada em 1851; o clássico ensaio de D. H. Lawrence, incluído em Studies in Classic American Literature, de 1923, e um trecho do célebre estudo de F. O. Mathiessen, American Renaissance, de 1941. Além disso, a edição traz apêndice com Glossário Náutico Ilustrado e bibliografia.


Resenha

segunda-feira, 23 de abril de 2018

A Boa Filha - Karin Slaughter

A Boa Filha - Karin Slaughter 

Editora: HarperCollins Brasil
Ano da Edição: 2018
Páginas: 480
Título Original: The Good Daughter

Sinopse
Um crime brutal devasta a família Quinn. Os suspeitos são os irmãos Culpepper, conhecidos na cidade como reincidentes na delinquência. Desintegrado, o clã dos Quinn tenta superar o trauma à sua maneira, até que, 28 anos depois, outro incidente violento trará à tona tudo aquilo que ficou guardado.



Resenha

segunda-feira, 16 de abril de 2018

O Nome do Vento - Patrick Rothfuss

O Nome do Vento - Patrick Rothfuss

Editora: Arqueiro
Ano da Edição: 2009
Páginas: 656
Título Original: The Name of the Wind

Sinopse
Ninguém sabe ao certo quem é o herói ou o vilão desse fascinante universo criado por Patrick Rothfuss. Na realidade, essas duas figuras se concentram em Kote, um homem enigmático que se esconde sob a identidade de proprietário da hospedaria Marco do Percurso. 

Da infância numa trupe de artistas itinerantes, passando pelos anos vividos numa cidade hostil e pelo esforço para ingressar na escola de magia, O nome do vento acompanha a trajetória de Kote e as duas forças que movem sua vida: o desejo de aprender o mistério por trás da arte de nomear as coisas e a necessidade de reunir informações sobre o Chandriano - os lendários demônios que assassinaram sua família no passado. 
Quando esses seres do mal reaparecem na cidade, um cronista suspeita de que o misterioso Kote seja o personagem principal de diversas histórias que rondam a região e decide aproximar-se dele para descobrir a verdade. Pouco a pouco, a história de Kote vai sendo revelada, assim como sua multifacetada personalidade - notório mago, esmerado ladrão, amante viril, herói salvador, músico magistral, assassino infame. 
Nesta provocante narrativa, o leitor é transportado para um mundo fantástico, repleto de mitos e seres fabulosos, heróis e vilões, ladrões e trovadores, amor e ódio, paixão e vingança.


Resenha

segunda-feira, 9 de abril de 2018

Ferreiro de Bosque Grande - J.R.R. Tolkien

Ferreiro de Bosque Grande - J.R.R. Tolkien

Editora: Martins Fontes
Ano da Edição: 2015
Páginas: 178
Título Original: Martins Fontes

Sinopse
Esta história fascinante de um andarilho que encontra o caminho para o perigoso reino da Terra-Fada está sendo publicada pela primeira vez no Brasil. Esta edição inclui um manuscrito do rascunho original de Tolkien para a história, as ilustrações de Pauline Baynes, notas sobre a gênese, a cronologia e o final alternativo da história e um longo ensaio sobre a natureza da Terra-Fada, tudo inédito até agora.
Estão contidas em Ferreiro de Bosque Grande muitas ligações interessantes com o mundo da Terra-média e também com os demais contos de Tolkien, e nesta “edição ampliada” o leitor finalmente descobrirá a história completa por trás dessa importante peça de ficção breve.



Resenha

segunda-feira, 2 de abril de 2018

Slightly Married - Mary Balogh

Slightly Married- Mary Balogh

Editora: Tantor Audio
Ano da Edição: 2016
Narradora: Rosalyn Landor
Título no Brasil: Ligeiramente Casados
Sinopse
Like all the Bedwyn men, Aidan has a reputation for cool arrogance. But this proud nobleman also possesses a loyal, passionate heart - and it is this fierce loyalty that has brought Colonel Lord Aidan to Ringwood Manor to honor a dying soldier's request. Having promised to comfort and protect the man's sister, Aidan never expected to find a headstrong, fiercely independent woman who wants no part of his protection, nor did he expect the feelings this beguiling creature would ignite in his guarded heart. And when a relative threatens to turn Eve out of her home, Aidan gallantly makes her an offer she can't refuse: marry him, if only to save her home. And now, as all of London breathlessly awaits the transformation of the new Lady Aidan Bedwyn, the strangest thing happens: With one touch, one searing embrace, Aidan and Eve's "business arrangement" is about to be transformed into something slightly surprising.



Resenha