quinta-feira, 10 de novembro de 2016

O Duque e Eu - Julia Quinn

O Duque e Eu - Julia Quinn

Editora: Arqueiro
Ano da Edição: 2013
Páginas: 288
Título Original: The Duke and I

Sinopse
Simon Basset, o irresistível duque de Hastings, acaba de retornar a Londres depois de seis anos viajando pelo mundo. Rico, bonito e solteiro, ele é um prato cheio para as mães da alta sociedade, que só pensam em arrumar um bom partido para suas filhas. Simon, porém, tem o firme propósito de nunca se casar. Assim, para se livrar das garras dessas mulheres, precisa de um plano infalível. É quando entra em cena Daphne Bridgerton, a irmã mais nova de seu melhor amigo. Apesar de espirituosa e dona de uma personalidade marcante, todos os homens que se interessam por ela são velhos demais, pouco inteligentes ou destituídos de qualquer tipo de charme. E os que têm potencial para ser bons maridos só a veem como uma boa amiga. A ideia de Simon é fingir que a corteja. Dessa forma, de uma tacada só, ele conseguirá afastar as jovens obcecadas por um marido e atrairá vários pretendentes para Daphne. Afinal, se um duque está interessado nela, a jovem deve ter mais atrativos do que aparenta. Mas, à medida que a farsa dos dois se desenrola, o sorriso malicioso e os olhos cheios de desejo de Simon tornam cada vez mais difícil para Daphne lembrar que tudo não passa de fingimento. Agora ela precisa fazer o impossível para não se apaixonar por esse conquistador inveterado que tem aversão a tudo o que ela mais quer na vida.



Resenha

Preciso começar dizendo que me recusava a ler romances de época. Apesar de a minha irmã me perturbar constantemente para ler essa série, eu resisti por muito tempo achando que não fazia sentido em ler um romance de época fake. “Ou você lê romances de época de verdade (= escritos há muito tempo), ou lê romances modernos. Esse negócio de fingir se passar naquele tempo não pode dar certo...”, pensava eu. Até que finalmente cedi às pressões, mas pensando que ia ler só pra pararem de importunar com isso. Mas eu estava errada. Muito errada! Me apaixonei pelo livro “O Duque e Eu” e o li em um dia. E já quero ler todos da série imediatamente.

O livro é o primeiro da série que conta a história da família Bridgerton e nos apresenta um pouco sobre cada um da família. Mas eles são tão apaixonantes, que esse pouco é suficiente pra você já quer ler todos os livros da série e conhecer mais de cada um. Nesse primeiro volume seguimos a história de Daphne, a primeira filha Bridgerton a debutar nos bailes da Londres do século 19. Sua mãe está louca atrás de um marido para sua filha, que apesar de querer se casar e ter uma família, não é uma mocinha indefesa como as outras, tem uma personalidade e tanto, que é mostrada já no primeiro encontro com o novo Duque Hastings, Simon Basset. Já rola um clima no primeiro encontro deles, mas quando Simon descobre que Daphne é a irmã de seu melhor amigo, entende que qualquer avanço com ela está fora de questão.

Assim que Daphne e Simon colocam o plano em que o Duque finge que está cortejando Daphne em ação, percebemos que os dois tem mais química do que gostariam de admitir e que esse plano para que ela se torne mais desejável para outros pretendentes não vai dar certo, porque é óbvio que eles foram feitos um para o outro. O enredo básico do livro é um super clichê, mas o desenvolver da história é bem original. E a escrita da Julia Quinn é bem fluida, a história se desenvolve de maneira natural, nada parece forçado. A ambientação que ela faz é perfeita e as personalidades dos personagens, assim como os acontecimentos do livro, parecem bem condizentes com o século 19. O único comentário a se fazer sobre a escrita é que a linguagem é bem moderna, não é muito fiel a como se falava na época em que o livro se passa. Mas isso não me incomodou nem um pouco, muito pelo contrário: adorei que o livro não é cheio de linguagem rebuscada.

 Os personagens são encantadores! A Daphne é uma moça inocente, mas com um humor impecável e não deixa um comentário sem uma resposta irônica de volta, o que deixa o livro bem divertido. Já o Simon Basset, o duque, é o típico playboy bonitão, charmoso e pegador adaptado para o século 19, e que tem um segredo que o faz ser tão contrário ao casamento e a ter filhos. Gostei muito do desenvolvimento da história, pois, apesar da atração física ser instantânea, o romance entre eles vai surgindo aos poucos, não é aquela coisa avassaladora logo no primeiro olhar. E acho que isso torna a história mais interessante e real.

Também gostei muito do fato de que tudo não acontece muito rápido e depois as coisas se resolvem e se casam na última página do livro, como a maioria dos romances. O livro não tem apenas um clímax, sempre tem coisas acontecendo e o problema maior só se resolve após o casamento do casal principal. A única coisa que achei meio sem sentido é o motivo da plena convicção que o Simon tem para não querer se casar, ou ter filhos. Sinceramente, achei meio ridículo, mas não é nada que estrague o encantamento pelo livro, ou pelos personagens. Até porque o modo como tudo se resolve foi ótimo e um jeito bem simples e realista de lidar com a situação.

E claro que não posso fechar essa resenha sem falar da Lady Whistledown. Ela produz um jornal com as fofocas da alta sociedade londrina no melhor estilo Gossip Girl. E no início de cada capítulo tem um pedaço das suas narrações e comentários ferinos sobre a parte da história que acabamos de ler. E como em Gossip Girl, não sabemos quem é a tal Lady que sabe tudo o que acontece em Londres.

Resumindo, o livro é muito bom! Os personagens são apaixonantes e a história é muito envolvente. E se você tem algum preconceito com o gênero, como eu tinha, supere-o agora mesmo e vá ler essa série. Não vai se arrepender!

Os Bridgertons
  1. O Duque e Eu (The Duke and I)
  2. O Visconde Que Me Amava (The Viscount Who Loved Me)
  3. Um Perfeito Cavalheiro (An Offer From a Gentleman)
  4. Os Segredos de Colin Bridgerton (Romancing Mister Bridgerton)
  5. Para Sir Phillip, Com Amor (To Sir Phillip, With Love)
  6. O Conde Enfeitiçado (When He Was Wicked)
  7. Um Beijo Inesquecível (It's In His Kiss)
  8. A Caminho do Altar (On The Way To The Wedding)
  9. E Viveram Felizes Para Sempre (Happily Ever After) - o livro
Tem também duas antologias com participação da Lady Whistledown que Gabriela já fez resenha aqui no blog: The Further Observations of Lady Whistledown e Lady Whistledown Strikes Back.


Nenhum comentário:

Postar um comentário