sexta-feira, 16 de julho de 2021

Suzy e as águas-vivas - Ali Benjamin

Segundo livro da #MLI2021 concluído! Fui ler sem nenhuma expectativa e fui tombada! Li em um dia, pois só larguei, quando terminei.


Suzy e as águas-vivas - Ali Benjamin


Editora: Verus
Ano da Edição: 2016
Páginas: 223
Título Original: The Thing About Jellyfish

Sinopse
Às vezes, quando nos sentimos mais solitários, o mundo decide se abrir de formas mágicas. Suzy Swanson está quase certa do real motivo da morte de Franny Jackson. Todos dizem que não há como ter certeza, que algumas coisas simplesmente acontecem. Mas Suzy sabe que deve haver uma explicação — uma explicação científica — para que Franny tenha se afogado. Assombrada pela perda de sua ex-melhor amiga — e pelo momento final e terrível entre elas —, Suzy se refugia no mundo silencioso de sua imaginação. Convencida de que a morte de Franny foi causada pela ferroada de uma água-viva, ela cria um plano para provar a verdade, mesmo que isso signifique viajar ao outro lado do mundo... sozinha. Enquanto se prepara, Suzy descobre coisas surpreendentes sobre o universo — e encontra amor e esperança bem mais perto do que ela imaginava. Este romance dolorosamente sensível explora o momento crucial na vida de cada um de nós, quando percebemos pela primeira vez que nem todas as histórias têm final feliz... mas que novas aventuras estão esperando para florescer, às vezes bem à nossa frente.



Resenha

O livro é lindo e emocionante demais. Incrível como a autora consegue escrever a linha de pensamento de uma criança com veracidade e te deixar totalmente envolvida na história de Suzy. Ela tem 12 anos e está lidando com o luto de perder a amiga repentinamente. E a forma como ela tenta entender o que aconteceu e ao mesmo tempo nos leva para conhecer a história da amizade das duas meninas é bem fluida. Suzy está determinada a encontrar uma explicação, uma justificativa para a morte da sua amiga. 
A escrita é simples, mas tão profunda! Destaquei tantas frases marcantes no meu kindle. E o melhor é que são sentimentos que condizem totalmente com a personagem, não fica parecendo frases clichês e auto-ajuda jogadas no livro, sabe? É realmente a jornada de Suzy que leva ela a essas “sacadas” da vida, que servem para todos nós. 

"A gente nem sempre percebe a diferença entre um novo começo e um fim do tipo para sempre." (página 34 - edição kindle)

Em alguns momentos a personagem tem umas decisões que achei um pouco adultas demais para a idade dela, ela consegue fazer algumas coisas que na vida real uma criança de 12 anos não ia chegar tão longe. Isso me incomodou um pouco, mas os sentimentos que o livro me despertou superam esses pontos. Suzy tem uma forma peculiar e sensível de ver a vida. 

"É um presente passarmos tempo com pessoas de quem gostamos. Mesmo que seja imperfeito. Mesmo que esse tempo não termine quando ou como esperávamos. Mesmo quando essa pessoa nos deixa. "(página 175 - edição kindle)

Tecnicamente o livro é infanto-juvenil, mas acho que é para todas as idades. Tem lições e ensinamentos escondidos em cada capítulo que servem para todos. Acho que é daqueles livros que, a cada vez que você lê, você consegue pescar algo diferente dependendo de onde/como você está na vida.

 O silêncio pode dizer mais que o barulho, da mesma maneira que a ausência de uma pessoa pode ocupar ainda mais espaço do que sua presença ocupava. (página 194 - edição kindle)



Nenhum comentário:

Postar um comentário