segunda-feira, 15 de abril de 2019

The Hobbit (illustrated) - J.R.R. Tolkien

The Hobbit (illustrated) - J.R.R. Tolkien

Editora: Houghton Mifflin Harcourt
Ano da Edição: 2013
Páginas: 376
Sinopse
A beautiful gift edition of J.R.R. Tolkien's enchanting tale, fully illustrated by Jemima Catlin. "In a hole in the ground, there lived a hobbit." So begins one of the most beloved and delightful tales in the English language. Set in the imaginary world of Middle-earth, at once a classic myth and a modern fairy tale, The Hobbit is one of literature's most enduring and well-loved novel.



Resenha

Que saudade eu estava da Terra-média! Passei os últimos anos comprando as edições ilustradas e capa dura de O Hobbit, O Senhor dos Anéis (SdA) e O Silmarillion em inglês, pois eu queria ler os livros que tanto amo no original. Mas, claro, queria edições bonitonas. E não me desapontei com esta edição ilustrada de The Hobbit. Ela é em capa dura, mas daquelas com tecido, e com detalhes em dourado. É num tamanho maior, com papel diferenciado e ricamente ilustrada. São poucas as páginas que não têm alguma ilustração, que vão desde umas pequeninas no cantinho da página até ilustrações de página inteira.

Quanto à história, ela é relativamente fácil de ler em inglês, pois O Hobbit foi feito para o público infanto-juvenil. O tom deste livro é bem diferente de SdA, é mais leve, mais engraçadinho, o narrador às vezes se "intromete" dando sua opinião com um jeito bem típico de livro infantil. E gostei das ilustrações desta edição justamente porque elas têm aquele jeitinho de livro infantil, ao contrário das ilustrações de Alan Lee para SdA, por exemplo.

O Hobbit conta a história de Bilbo Baggins, quando ele saiu em uma missão com Thor e sua companhia para recuperar o tesouro da Montanha Solitária que estava nas garras do dragão Smaug. Mas até chegarem lá, Bilbo e os anões passam por vários apertos, nem sempre ilesos. E no meio de uma dessas aventuras, Bilbo encontra um anel "mágico".

Bilbo é um personagem cativante, que evolui muito ao longo de sua jornada, mas mantém-se humilde e sem grandes ambições. É um livro sobre coragem, amizade e sobre encontrar seu lugar no mundo. Embora seja meio grande, é adequado para aquelas crianças maiorzinhas (e para todos nós, é claro).

Logo que escreveu este livro, Tolkien não tinha pensado ainda na história de O Senhor dos Anéis, só muito mais tarde foi que ele decidiu que a ligação entre os dois livros seria o Anel. Então, em O Hobbit, nós não vemos Bilbo sendo tentado pelo Anel, como Frodo é em SdA. E este foi um dos pontos que não gostei da adaptação para o cinema. Aliás, aquela adaptação de Peter Jackson é um horror, então não deixe de ler o livro só porque não gostou dos filmes. Já uma adaptação boa e fiel é a HQ feita por Charles Dixon e ilustrada por David Wenzel (a capa está logo abaixo).



Nenhum comentário:

Postar um comentário