segunda-feira, 29 de abril de 2019

A Velocidade da Luz - Javier Cercas

A Velocidade da Luz - Javier Cercas

Editora: Globo para TAG
Ano da Edição: 2018
Páginas: 272
Título Original: La velocidad de la luz

Sinopse
Embaralhando ficção e realidade – os dados biográficos do narrador do romance coincidem em grande parte com os do autor –, Cercas agarra à unha aqui o tema da solidão do escritor diante do caos irredimível do mundo. Como encontrar uma voz própria em meio a essa algaravia? Como enunciar algo que não acrescente simplesmente ruído ao ruído? O enredo de A velocidade da luz, grosso modo, é a relação entre um escritor espanhol e um veterano norte-americano da guerra do Vietnã, Rodney Falk, que ele conheceu na Universidade de Urbana, uma cidadezinha próxima a Chicago. Com base em suas lembranças de Falk e nas cartas que este mandava do front ao pai, o escritor/narrador pretende entender os enigmas do amigo americano e produzir um livro a respeito. Assim como em Soldados de Salamina, a história narrada é também uma discussão sobre a tentativa de narrá-la. Como quem monta um quebra-cabeças infernal, o narrador busca reconstituir a trajetória de um homem dilacerado pelos horrores da guerra para dar a ela algum sentido. A tarefa, desde logo, é impossível, mas, como se diz a certa altura do romance, só merecem ser contadas as histórias que não se pode contar. Com espantoso domínio literário, entrelaçando com maestria a ação e a reflexão, Cercas nos conduz do interior da Catalunha ao interior de Illinois, de Barcelona a aldeias vietnamitas, saltando as décadas para a frente e para trás, sempre fazendo de conta que ainda está à procura da melhor maneira de dizer o que tem a dizer. O resultado é um livro fascinante e perturbador, em que a arte de narrar encontra ao mesmo tempo seu questionamento mais agudo e sua mais alta expressão.



Resenha

segunda-feira, 22 de abril de 2019

Mônica: Força - Bianca Pinheiro

Mônica: Força - Bianca Pinheiro

Editora: Panini
Ano da Edição: 2016
Páginas: 84
Título Original: Mônica: Força

Sinopse
Do alto de seus 7 anos, a Mônica enfrentará o maior desafio de sua vida. E não poderá ser na base da coelhada!



Resenha

segunda-feira, 15 de abril de 2019

The Hobbit (illustrated) - J.R.R. Tolkien

The Hobbit (illustrated) - J.R.R. Tolkien

Editora: Houghton Mifflin Harcourt
Ano da Edição: 2013
Páginas: 376
Sinopse
A beautiful gift edition of J.R.R. Tolkien's enchanting tale, fully illustrated by Jemima Catlin. "In a hole in the ground, there lived a hobbit." So begins one of the most beloved and delightful tales in the English language. Set in the imaginary world of Middle-earth, at once a classic myth and a modern fairy tale, The Hobbit is one of literature's most enduring and well-loved novel.



Resenha

segunda-feira, 8 de abril de 2019

As Aventuras de Sherlock Holmes - Arthur Conan Doyle

As Aventuras de Sherlock Holmes - Arthur Conan Doyle

Editora: HarperCollins Brasil
Ano da Edição: 2016
Páginas: - (de 514 do volume completo com três livros)
Título Original: The Adventures of Sherlock Holmes

Sinopse
O cenário é Baker Street, virada do século XIX para o século XX em uma Inglaterra cavalheiresca e genial, ao mesmo tempo, problemática e ambígua. Sherlock Holmes é um famoso detetive, em tanto excêntrico, que tenta solucionar mistérios acompanhado por seu fiel escudeiro Watson. O livro traz os doze primeiros contos do autor, publicados entre julho de 1891 a junho de 1892 na Strand Magazine.



Resenha

segunda-feira, 1 de abril de 2019

O Coração é um Caçador Solitário - Carson McCullers

O Coração é um Caçador Solitário - Carson McCullers

Editora: Companhia das Letras para TAG
Ano da Edição: 2018
Páginas: 392
Título Original: The heart is a lonely hunter

Sinopse
Numa cidadezinha do sul dos Estados Unidos, no final dos anos 1930, os efeitos da Grande Depressão ainda se fazem sentir. Personagens como Biff Brannon, dono do restaurante que nunca fecha na cidade; a garota Mick, forçada a passar abruptamente da infância à idade adulta; o agitador marxista Jake Blount; o médico negro Benedict Copeland, que atende de graça os pacientes pobres e luta pela emancipação racial, enfrentam, além da carência material, o flagelo da solidão e da incomunicabilidade. O centro desta narrativa, em que cada capítulo assume o ponto de vista de um personagem, é o mudo John Singer, um homem triste e solitário, que por sua serenidade enigmática é visto como um santo pela comunidade.



Resenha