segunda-feira, 4 de março de 2019

A Arte de Charlie Chan Hock Chye - Sonny Liew

A Arte de Charlie Chan Hock Chye - Sonny Liew

Editora: Pipoca e Nanquim
Ano da Edição: 2018
Páginas: 320
Título Original: The Art of Charlie Chan Hock Chye

Sinopse
Conheça Charlie Chan Hock Chye. Atualmente com 70 e poucos anos, Chan vem fazendo quadrinhos em Singapura desde 1954, quando ainda era um garoto de 16 anos. Conforme ele relembra sua carreira de mais de cinco décadas, vemos suas histórias se desdobrando em uma deslumbrante variedade de estilos e formatos; o desenvolvimento delas ecoa a evolução do panorama político e social de sua terra natal e do próprio meio das histórias em quadrinhos. Com A Arte de Charlie Chan Hock Chye, Sonny Liew une com sua versátil arte uma miríade de gêneros em um trabalho impressionantemente engenhoso e engajado, no qual a linha entre verdade e imaginação às vezes é nebulosa, mas cuja história é sempre empolgante, levando-nos para dentro de uma jornada única, engraçada e instigante da vida de um artista e da história de sua nação.



Resenha

Que quadrinho! Quando vi esta capa, não fiquei muito interessada, mas depois de assistir a um vídeo da Tatiana Feltrin falando bem e assistir ao vídeo do próprio Pipoca e Nanquim, fiquei muito curiosa sobre esta HQ e comprei-a na Black Friday passada. Agora que li, posso dizer que foi um ótimo investimento.

Eu não sei nem por onde começar a falar, se é pela história ou pela parte gráfica, pois ambos aspectos são incríveis! A história é sobre a trajetória de um quadrinista de Singapura, Charlie Chan, mas através da história do personagem, conta-se também um pouco da história recente de Singapura, ou seja, o quadrinho tem várias camadas.

Mas um ponto interessante de se notar é que o personagem é fictício, mas a história por trás de seus quadrinhos, não. Deixe-me tentar explicar: Charlie Chan, na verdade não existe, mas o autor Sonny Liew está escrevendo a biografia desse personagem que ele criou. Até aí, nada de novo. Só que ele faz isso mostrando também o "trabalho" de Charlie Chan, desde o primeiro quadrinho, até as últimas tirinhas. E é por isso que a parte gráfica ficou fantástica: a gente percebe a evolução do Charlie Chan, conforme ele vai amadurecendo e conhecendo outros artistas, isso vai se refletindo no seu trabalho.

Desta forma, este quadrinho não tem um estilo único, pois cada parte dele é a "reprodução" de um quadrinho diferente do Charlie Chan, além das partes que são o "documentário" da sua vida. Mas os quadrinhos fictícios do personagem são uma metáfora para a situação política de Singapura, a verdadeira. Então o autor nos conta um pouco do que aconteceu com este país no século XX, através desses quadrinhos de Charlie Chan. O livro é cheio de notas, nas quais o autor esclarece vários pontos da história verdadeira de Singapura, com várias referências para quem quiser saber mais.

É uma aula de história sobre Singapura, com uma arte incrível, além de um personagem muito cativante. Além de tudo, nos mostra um pouco das dificuldades de emplacar um trabalho e ganhar dinheiro no ramo de quadrinhos. Para quem entende de quadrinhos é um prato cheio de referências, para quem não entende (como eu) é bom para aprender algumas coisas, e para todos é uma ótima aula sobre Singapura. Recomendo demais.



Nenhum comentário:

Postar um comentário