segunda-feira, 18 de fevereiro de 2019

Sandman: Edição Definitiva - Vol. 1 - Neil Gaiman

Sandman: Edição Definitiva - Vol. 1 - Neil Gaiman

Editora: Panini
Ano da Edição: 2010
Páginas: 616
Título Original: Absolute Sandman

Sinopse
Mesclando mitologias modernas e fantasia sombria, além de acrescentar elementos modernos, históricos e míticos, Sandman foi considerada uma das séries mais artisticamente ambiciosas dos quadrinhos. A série conta a história de Morfeus, um dos Perpétuos — criaturas análogas aos deuses, mas ainda maiores — responsável pelo Mundo dos Sonhos. Basicamente ele controla e tem acesso a todos os sonhos da humanidade e de todas as criaturas capazes de sonhar, sendo o senhor do Mundo dos Sonhos, a terra aonde vamos em nossas horas de sono. Quando uma ordem mística tentou capturar a irmã de Sonho, a Morte, em seu lugar eles capturaram Morfeus. Assustados com o que conseguiram, os membros da ordem o mantiveram cativo. E assim teve início um período de diversas décadas em que esse Perpétuo ficou trancafiado à mercê de seus captores, deixando o Mundo dos Sonhos abandonado e os sonhadores desamparados. É essa a obra que a Panini agora republica em uma edição em formato diferenciado (18,5 por 27,5 cm), totalmente recolorida (com cores aprovadas pelo próprio autor) e recheada de extras, como a proposta original da série, esboços dos personagens, páginas de arte a lápis e o roteiro completo da edição 19 de Sandman, Sonho de uma Noite de Verão.



Resenha

Finalmente comecei a ler Sandman! Já faz algum tempo que venho comprando em promoções os volumes desses encadernados da Panini e na última Black Friday consegui completar a coleção. Não havia começado a ler antes porque não queria ficar na "secura" pelos outros volumes sem tê-los. Mas agora vamos nessa!

De maneira geral, gostei desse universo do Sandman, embora os tipos de magia sejam meio estranhos, e gostei dos personagens. Morte já era minha favorita desde que li Books of Magic e isto não mudou; dentre os Perpétuos ela é a melhor mesmo!

É interessante acompanhar como o próprio Sonho vai evoluindo ao longo dos capítulos, ficando menos arrogante e até mais "humano". Das histórias contidas neste volume, a que mais gostei foi o conto sobre Nada e Sonho, não só o roteiro ficou incrível, mas os desenhos também ficaram belos. Também amei "Sonho de uma noite de verão", embora eu ache que para o leitor "captar" tudo, ele deve ter lido a peça de Shakespeare, coisa que eu não fiz.

É incrível como eu comecei a reparar quando mudava o ilustrador e como reconheci imediatamente o trabalho de Charles Vess quando vi! E olhe que eu nem sou leitora assídua de quadrinhos. Deste volume, só não curti mesmo os 2 ou 3 capítulos que envolvem a recuperação do rubi, pois eu achei o Dr. Dee um saco.

Enfim, o volume como um todo foi muito bom e já quero continuar a ler esta série. Para quem gosta de fantasia, é uma ótima série de quadrinhos para começar a ler, até porque ela já está finaliza e disponível por preços bem em conta nestes volumes encadernados da Panini.


Sandman: Edição Definitiva
  1. Sandman Vol. 1
  2. Sandman Vol. 2
  3. Sandman Vol. 3
  4. Sandman Vol. 4
  5. Sandman Vol. 5

Nenhum comentário:

Postar um comentário