segunda-feira, 25 de dezembro de 2017

Letters from Father Christmas - J.R.R. Tolkien

Letters from Father Christmas - J.R.R. Tolkien

Editora: HarperCollins
Ano da Edição: 2015
Páginas: 192
Sinopse
Every December J.R.R. Tolkien's children would receive letters from Father Christmas. From the first note to his eldest son in 1920 to the final poignant correspondence to his daughter in 1943, this book collects all the remarkable letters and pictures in one enchanting edition.
This revised edition of Tolkien’s famous illustrated letters from Father Christmas to his children includes a number of pictures and letters that have not been seen in print before.



Resenha

Gente, que livro fofo! Tanto pela parte gráfica, como pelo conteúdo, ele é todo lindo! Minha edição é a mais recente da HarperCollins em inglês, que é com capa dura e contém as imagens das cartinhas do Papai Noel (ou Father Christmas no original).

O livro começa com a primeira carta para o filho mais velho, que tinha apenas 3 aninhos na época, e termina com a última carta à filha mais nova, quando ela já tinha uns 14 anos. Como já disse, o livro contém as imagens das cartas originais, o que nos permite perceber o cuidado com que Tolkien escrevia cada uma delas. Ele fez com que personagem tivesse sua própria letra e tipo de lápis/caneta preferidos, além de diferirem na habilidade para desenhar (sim, as cartas incluíam desenhos também!).

Conforme os anos vão passando, a gente vai percebendo que os filhos mais velhos vão deixando de acreditar no Papai Noel e deixando de escrever as cartinhas. Mas o Papai Noel sempre lembra de mandar seu carinho para eles, mesmo que já não pendurem mais as meias para receber presentes de Natal. É muito bonito, a gente sente que o amor do autor pelos filhos permeia cada carta.

Também vemos o mundo do Papai Noel, que começou só com ele e o Urso Polar, crescer com a chegada de elfos, goblins (não sei se a tradução ficou duendes), homem da Lua, homem da neve... E já nas últimas cartas, que foram escritas durante a Segunda Guerra Mundial, temos um pouco de tristeza por causa da guerra, mas o Papai Noel tenta também passar esperança para as crianças Tolkien.

Minha única ressalva quanto à edição é que, devido ao tamanho do livro, as cartas maiores ficaram com as letras pequenas e difíceis de ler. Não é um problema grande, já que o texto das cartas está (quase) todo digitado nas páginas opostas às imagens (como em Mr. Bliss), mas eu gostava de "decifrar" a letra tremida do Papai Noel. Além disso, na última carta, o trecho transcrito não corresponde à imagem e eu fiquei sem saber se a imagem é de outra carta que os editores não têm completa e por isso não colocaram no texto. De qualquer forma, o livro é uma bela adição à coleção dos fãs de Tolkien.


Nenhum comentário:

Postar um comentário