sexta-feira, 23 de junho de 2017

Amor de Capitu - Fernando Sabino

Amor de Capitu - Fernando Sabino

Editora: Ática
Ano da Edição: 2008
Páginas: 296
Título Original: Amor de Capitu

Sinopse
Além de romances, novelas, contos e crônicas consagrados pela crítica e pelo público, a versátil criatividade de Fernando Sabino já o levou a diversas incursões em áreas inexploradas da literatura, com senso imaginativo e pleno domínio da expressão verbal.

Em Amor de Capitu ele realiza uma experiência inédita, ao recriar Dom Casmurro sem o narrador original. "O que sempre me atraiu neste romance admirável", afirma, "foi descobrir até que ponto a dúvida sobre a infidelidade de Capitu teria sido premeditada pelo autor através de narrador tão evasivo e casmurro...".
Ao transpor o romance de Machado de Assis para a terceira pessoa, Fernando Sabino consegue enriquecer o mistério, abrindo uma nova possibilidade de leitura de um dos nossos gênios literários. Essa foi a forma encontrada para homenagear o escritor a quem admira desde a juventude. Homenagem que, para o público, traduz-se em duplo prazer: apreciar o encontro de dois grandes romancistas brasileiros.


Resenha

Em homenagem ao aniversário de Machado de Assis, que é dia 21 de junho (são 178 anos de seu nascimento), decidimos fazer uma semana especial sobre uma de suas mais famosas e intrigantes obras: Dom Casmurro. Na segunda-feira Gabriela já falou sobre a obra original e hoje eu vou falar de uma ótima e fiel releitura escrita por Fernando Sabino, Amor de Capitu.

“Amor de Capitu” é uma releitura de “Dom Casmurro”, escrita por Fernando Sabino. A famosa história de romance de Capitu e Bentinho é agora recontada por um narrador em terceira pessoa, que transforma toda a essência da obra original narrada pelo ponto de vista de Bentinho.

Apesar de parecer um sacrilégio mexer com tão grande clássico da literatura brasileira como “Dom Casmurro”, na minha opinião o Fernando Sabino não cometeu crime algum. A história se mantém extremamente fiel ao original, as personalidades dos personagens permanecem bem leais e os acontecimentos e sua sequência também são mantidos. O que ele fez foi contar a mesma história, dessa vez sem a ótica parcial e ciumenta de Bentinho, porém em nenhum momento acho que o encantamento do enigma de Capitu se perdeu com isso.

A linguagem é mais atual e menos rebuscada que o original, além de tirar um pouco da obsessão na narrativa em primeira pessoa de Bentinho, deixando a leitura mais leve. Isso pode atrair novos leitores para o clássico, especialmente aqueles jovens que tem certo preconceito com os clássicos, achando-os chatos, etc. Depois de ler essa versão mais “acessível” e se encantarem com o enredo, eles poderão se interessar em buscar o original para tentar achar mais pistas para desvendar o grande mistério da literatura brasileira: Capitu traiu ou não Bentinho? E acho que qualquer tentativa para desmistificar a leitura, principalmente a dos clássicos, como chata e enfadonha é super válida.

Como a própria sinopse do livro diz, Fernando Sabino fez esse projeto como uma forma de homenagem a um dos maiores escritores brasileiros. E para mim isso ficou bem claro: o livro é um verdadeiro tributo à grande obra de Machado de Assis.



Nenhum comentário:

Postar um comentário