segunda-feira, 31 de outubro de 2016

O Código Da Vinci - Dan Brown

O Código Da Vinci - Dan Brown

Editora: Sextante
Ano da Edição: 2005
Páginas: 400
Título Original: The Da Vinci Code

Sinopse
Um assassinato dentro do Museu do Louvre, em Paris, traz à tona uma sinistra conspiração para revelar um segredo que foi protegido por uma sociedade secreta desde os tempos de Jesus Cristo. A vítima é o respeitado curador do museu, Jacques Saunière, um dos líderes dessa antiga fraternidade, o Priorado de Sião, que já teve como membros Leonardo da Vinci, Victor Hugo e Isaac Newton. Momentos antes de morrer, Saunière consegue deixar uma mensagem cifrada na cena do crime que apenas sua neta, a criptógrafa francesa Sophie Neveu, e Robert Langdon, um famoso simbologista de Harvard, podem desvendar. Os dois transformam-se em suspeitos e em detetives enquanto percorrem as ruas de Paris e de Londres tentando decifrar um intricado quebra-cabeças que pode lhes revelar um segredo milenar que envolve a Igreja Católica. Apenas alguns passos à frente das autoridades e do perigoso assassino, Sophie e Robert vão à procura de pistas ocultas nas obras de Da Vinci e se debruçam sobre alguns dos maiores mistérios da cultura ocidental - da natureza do sorriso da Mona Lisa ao significado do Santo Graal.



Resenha

O livro já é antigo, sim, mas agora com “Inferno” nos cinemas acho que toda a série de suspense com o Robert Langdon, professor de iconografia religiosa e simbologia da Universidade de Harvard, volta à tona. E hoje vou falar justamente do segundo livro desta série (primeiro a ser adaptado para o cinema) e acredito que é o que mais causou na mídia: O Código Da Vinci.

Eu demorei a decidir ler o livro, só via o rebuliço que o livro causou no mundo inteiro, se tornando rapidamente um best-seller e o livro mais comentado do momento. Mas quando comecei a ler, imediatamente entendi o porquê disso tudo. O Dan Brown juntou tudo que mais gostamos: um bom suspense, uma boa polêmica e uma teoria de conspiração bem elaborada! O autor criou uma história de ficção baseada em uma das mais famosas teorias de conspiração existente, a do Santo Graal.

O livro começa com o assassinato do Jacques Saunière, o curador do Museu do Louvre. A situação na qual o seu corpo é encontrado é muito misteriosa e Robert Langdon se torna o principal suspeito do homicídio. Então, se inicia uma grande trama policial envolvendo fugas, assassinatos, arte, religião, sociedades secretas, códigos e enigmas. Parece bem mirabolante, mas tudo isso acontece em lugares que todos nós já ouvimos falar, como o Louvre; envolve pinturas famosas e já submergidas em mistérios, como a Mona Lisa; fala de religião; e cita fatos e personagens da História que conhecemos, como Leonardo Da Vinci, Isaac Newton, entre outros. Então, tudo isso cria uma familiaridade com a história e em momentos até te faz duvidar se aquilo realmente não é verdade.

É um suspense eletrizante, cheio de mistérios, que te deixa mais e mais curioso a cada capítulo. A cada peça que vai encaixando no quebra-cabeça, a cada enigma descoberto, você se envolve mais com a história e quando menos percebe está sonhando com uma viagem a Paris para ver de perto tudo aquilo que leu e planejando confirmar a teoria.

A edição que tenho é a ilustrada e é a que recomendo, pois deixa a leitura muito mais viva e fluida. Ao longo do livro, são citados determinados detalhes de obras de arte, de construções, etc. e com essa edição você pode visualizar o que ele está citando. É muito melhor, pois o leitor não tem que ficar apenas imaginando, ou tendo que parar a leitura pra caçar no Google.

Robert Langdon
  1. Anjos e Demônios (Angels and Demons)
  2. O Código Da Vinci (The Da Vinci Code)
  3. O Símbolo Perdido (The Lost Symbol)
  4. Inferno (Inferno)

Nenhum comentário:

Postar um comentário