terça-feira, 16 de novembro de 2021

A Biblioteca da Meia-Noite - Matt Haig


A Biblioteca da Meia-Noite - Matt Haig


Editora: Bertrand Brasil
Ano da Edição: 2021
Páginas: 308
Título Original: The Midnight Library

Sinopse
Aos 35 anos, Nora Seed é uma mulher cheia de talentos e poucas conquistas. Arrependida das escolhas que fez no passado, ela vive se perguntando o que poderia ter acontecido caso tivesse vivido de maneira diferente. Após ser demitida e seu gato ser atropelado, Nora vê pouco sentido em sua existência e decide colocar um ponto final em tudo. Porém, quando se vê na Biblioteca da Meia-Noite, Nora ganha uma oportunidade única de viver todas as vidas que poderia ter vivido. Neste lugar entre a vida e a morte, e graças à ajuda de uma velha amiga, Nora pode, finalmente, se mudar para a Austrália, reatar relacionamentos antigos – ou começar outros –, ser uma estrela do rock, uma glaciologista, uma nadadora olímpica... enfim, as opções são infinitas. Mas será que alguma dessas outras vidas é realmente melhor do que a que ela já tem? Em A biblioteca da meia-noite, Nora Seed se vê exatamente na situação pela qual todos gostaríamos de poder passar: voltar no tempo e desfazer algo de que nos arrependemos. Diante dessa possibilidade, Nora faz um mergulho interior viajando pelos livros da Biblioteca da Meia-Noite até entender o que é verdadeiramente importante na vida e o que faz, de fato, com que ela valha a pena ser vivida.



Resenha

Nossa priminha @dicasdalivoca recebeu “A Biblioteca da Meia-Noite”, mas como era um livro adulto, ficamos incumbidas de resenhá-lo. Nora tem 35 anos e uma vida que ela julga um tanto medíocre, então, quando em poucos dias ela perde seu gato de estimação e o emprego, ela decide “passar dessa para uma melhor”. Aí ela vai parar em uma biblioteca que fica no “limbo” entre a vida e a morte. 

Nesta biblioteca, cada livro é uma de suas possíveis vidas, que diferem de sua vida raiz em alguma decisão. Por exemplo, uma vida em que ela não acabou o noivado com seu ex Dan e está casada e é dona de um pub no interior da Inglaterra. Nora tem a chance de experimentar as vidas que quiser, mas antes deve consultar o Livro dos Arrependimentos, para ajudá-la a decidir qual decisão ela quer “reverter”. 

"Fazer uma coisa de maneira diferente é , com frequência, o mesmo que fazer tudo de maneira diferente." p. 44

A verdade é que Nora tem vários talentos e em diversos pontos de sua vida, quando estava prestes a fazer algo mais definitivo, Nora geralmente optava pelo caminho que implicava em menos mudanças. Então, cada uma dessas decisões foi se tornando um arrependimento, como o rompimento do noivado, a saída de uma banda, etc. 

"É difícil prever, né? [...] As coisas que vão nos fazer felizes." p. 74

Assim, Nora vai experimentando novas vidas, constatando que em cada uma também tem seus pontos baixos, nunca vai tudo do jeito que ela espera. Nora aprende que até mesmo os pequenos atos, para os quais não dava importância, impactam grandemente o curso da vida dela e dos que estão a sua volta.

"[...] as coisas seriam bem mais fáceis se a gente entendesse que não existe um certo modo de viver que nos torne imunes à tristeza. E que a tristeza é parte intrínseca do tecido da felicidade. Não dá pra ter uma sem a outra." p. 193

Este foi um livro muito bom, com escrita fluida, enredo cativante e que me deixou com vontade de ler outros do autor.


Nenhum comentário:

Postar um comentário