sexta-feira, 6 de outubro de 2017

Iracema - José de Alencar

Iracema - José de Alencar

Editora: Edições Câmara
Ano da Edição: 2017
Páginas: 101
Título Original: Iracema

Sinopse
Uma das histórias de amor mais aclamadas da literatura brasileira, Iracema apresenta o romance do herói branco com a linda virgem dos lábios de mel. A bela índia Iracema detém o segredo da Jurema, que lhe cobra virgindade. O valente guerreiro português Martim tem a missão de fiscalizar a costa cearense contra invasões estrangeiras. Desse amor proibido nasce o primeiro mestiço, símbolo do povo brasileiro. Obra mais conhecida da literatura romântica nacionalista de José de Alencar, Iracema é uma aventura épica recheada de lirismo poético.



Resenha

Preciso começar falando da edição da Livraria da Câmara. A ilustração da capa e as ilustrações ao longo do livro separando alguns capítulos são realmente muito lindas. O projeto gráfico como um todo está maravilhoso. É uma edição que vale mesmo a pena comprar, se quiser conhecer os clássicos sem gastar muito. Pois os preços são muito em conta (MESMO!) e o frete ainda é grátis para qualquer lugar e qualquer que seja o tamanho do seu pedido. Também é possível fazer o download gratuito dos e-books. É uma iniciativa maravilhosa do Poder Público de disponibilizar os livros que já estão em domínio público dos principais autores brasileiros. É uma forma de incentivar a leitura, de contribuir com o desenvolvimento da cultura nacional. Por enquanto só tem 3 livros lançados na Série Prazer de Ler, mas o projeto é expandir a série e trazer muitos mais clássicos com preços acessíveis ao grande público. Quem quiser conhecer a Livraria Câmara é só clicar aqui!

Agora passemos ao livro em si! Iracema é uma leitura muito prazerosa. É aquele romance idealizado que envolve o leitor com uma história e personagens realmente encantadores.

José de Alencar era um dos escritores brasileiros que exaltava o “português brasileiro”, que pensava a Literatura como uma forma de identidade nacional. E assim, teve uma fase de romances indianistas, celebrando a cultura indígena. E Iracema é um dos grandes representantes dessa Literatura. O livro é recheado de tradições, expressões e palavras indígenas, que são explicadas e detalhadas em uma espécie de glossário ao final do livro feito a partir de notas do próprio autor.

Iracema é um livro com uma história curta, rápida e simples, porém profunda, que demanda sensibilidade do leitor para se envolver e encantar com o romance. Com uma linguagem repleta de lirismo, a narrativa realmente pode ser descrita como sempre aprendemos na escola: uma prosa poética. Pois, apesar de ser escrito em prosa, como um romance, tem uma linguagem bem poética, lírica e linda.

Iracema conta a história de amor entre uma índia, filha do Pajé dos tabajaras, e um guerreiro branco. É o início da história da população brasileira, que é bem miscigenada. É um romance épico, pois é um amor proibido. A história do casal é cheia de altos e baixos e de guerra por causa da diferença de raças. E Iracema não dá título ao livro à toa, ela é quem realmente toma todas as atitudes pelo amor. Ela é quem decide que aquele é o amor que ela quer viver e o persegue. Quando o guerreiro branco hesita, Iracema toma as rédeas e arrisca tudo para viver seu amor. Então, para mim, mais do que uma história de romance de um casal, essa é a história do amor de Iracema pelo homem branco, é a história de Iracema quebrando paradigmas e dando à luz ao símbolo da população brasileira: o mestiço.





Nenhum comentário:

Postar um comentário