segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Uma Proposta Irrecusável - Jill Mansell


Uma Proposta Irrecusável - Jill Mansell

Editora: Novo Conceito
Ano de Laçamento: 2011
Páginas: 408
Título Original: An Offer You Can't Refuse


Sinopse
Lola não tem intenção nenhuma de aceitar a proposta de romper com seu namorado Dougie, pela quantia de £ 10,000, oferecida pela mãe dele. Então, ela descobre um segredo que a faz pensar outra vez. Dougie provavelmente teria terminado com ela, a longo prazo, e dessa forma ela pode ajudar uma das pessoas que ela mais ama no mundo. Dez anos mais tarde, porém, quando Lola encontra Dougie de novo, seus sentimentos por ele são tão fortes como nunca. Mas ela partiu o coração de Dougie - e ele está prestes a descobrir que ela foi paga para fazê-lo. Bem, Lola é muito atraente e muito persuasiva. Será que ela irá conseguir reconquistá-lo desta vez ...

Resenha

Antes de ler este livro, eu já havia lido umas resenhas dizendo o quanto ele era bom e tudo mais. Então acho que fiquei com expectativas muito altas e acabei me desapontando.

O livro começa quando Lola ainda é uma adolescente de 17 anos e a mãe do namorado dela chega e oferece dinheiro para ela acabar o namoro. É claro que ela recusa logo de cara, mas quando vai para casa e vê o pai com problemas, ela volta atrás e aceita o acordo.

Dez anos mais tarde, Lola vai a uma festa na casa da mãe de Dougie (sem saber quem era a anfitriã) e reencontra o antigo namorado. Por acaso, Dougie escuta uma conversa e fica sabendo do acordo entre Lola e a mãe dele. Obviamente, ele acha que ela não passa de uma interesseira, uma vez que ela se recusa a dizer porque precisava do dinheiro. E é aí que o livro começa a desandar, pois vai ficando claro que 10 anos se passaram para todas as outras pessoas, menos para Lola. Não digo isso porque ela ainda ama Dougie, mas porque ela continua a mesma adolescente de 17 anos.

A falta de maturidade de Lola foi motivo de constante irritação para mim. Verdade seja dita, eu leio YA e gosto, mas as garotas são adolescentes mesmo, então podem ser loucas e imaturas. Agora, aceitar esse tipo de comportamento em mulheres de 27 anos é pedir demais!

Quando eu li a sinopse, pensei que ao longo do livro ela ia tentar reconquistá-lo de verdade. Porém, o que acontece é que ela passo o livro inteiro só pensando que ele vai voltar sem que ela tenha que fazer esforço algum, sem que ela tenha que tentar explicar o motivo de ter aceitado o dinheiro e mostrar para ele que ela amadureceu. A prova disso ocorre logo na fatídica festa, no momento em que Dougie diz algo do tipo "olha, não vamos mais discutir isso" e a mulher entende que ele quer passar uma borracha em tudo e retomar a relação. Sério, que tipo de pessoa acredita que pode ser perdoada assim, sem nem ao menos tentar se explicar?

Bem, eu poderia me estender muito e falar sobre todas as infantilidades de Lola, mas basta dizer que o que ela faz é, basicamente, perseguir Dougie, chegando ao ridículo de fuçar os armários da cozinha dele. O que salva o livro de ser um completo fiasco são os "coadjuvantes", Sally e Gabe. O jeito louco de Sally é o que consegue nos divertir.

  

p.s.: nunca vi tanta gente de gosto duvidoso para roupas reunidas num livro só, começando por Lola e sua mãe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário