sexta-feira, 16 de setembro de 2011

O Voo da Guará Vermelha - Maria Valéria Rezende

E para estrear as resenhas de livros de autores nacionais, nada menos do que um livro maravilhoso. A resenha contém alguns dos comentários que postei no Skoob quando estava lendo, para me dar uma ajuda, pois já não lembro de todos os detalhes da estória.

O Voo da Guará Vermelha -Maria Valéria Rezende

Editora: Objetiva
Ano de Laçamento: 2005
Páginas: 184


Sinopse
O livro trata da relação de Irene e Rosálio. Ela, uma mulher que chega do Norte e, em São Paulo, se torna uma prostituta com Aids. Ele, um servente de pedreiro que vive na cidade grande.
Os personagens desta obra sobrevivem na obscuridade humana, discretos e anônimos na sua miséria, mas intensos nos seus sonhos de um dia viver, porque não?, como os outros vivem, com alegria e alguma esperança. Irene tem muito a ensinar para Rosálio, e ele também a dizer para Irene - até que a linda guará vermelha consiga alçar vôo.
Com um ritmo fascinante, este livro nos captura com sua musicalidade, sua engenhosa arquitetura, sua linguagem retrabalhada à exaustão - e por isso mesmo passível de ser devorada com simplicidade e poesia.


Resenha

Eu nunca tinha ouvido falar no livro até ele estar na lista do vestibular de minha irmã, Larissa. Ela leu, disse que era muito bom e que eu devia ler também. Porém, como a gente tá sempre comprando livros, eu fui deixando para depois, achando que ele não seria tão interessante quanto outros que havia comprado. Ah, como eu estava enganada!

Adorei o livro! É diferente de tudo que já havia lido, com uma liguagem e apresentação bem peculiares. Os títulos dos capítulos são sempre nomes de cores - o primeiro é "cinzento e encarnado" - que representam elementos ou passagens importantes daquele capítulo.

É curioso como a história de Irene e Rosálio vai ficando parecida com a da história que Rosálio tanto quer ouvir: as Mil e Uma Noites (em algum lugar eu li uma resenha que fazia um paralelo entre os dois livros, mas nem me lembro mais onde foi. O que interessa é que achei muito pertinente). É muito bonita a forma como o amor de Irene e Rosálio se construiu. O livro é escrito de maneira maravilhosa, é como se estivéssemos lá no quartinho de Irene, ouvindo Rosálio contar sua história. E que história! Fica difícil saber se é verdade ou se ele inventou e/ou aumentou algumas partes. Mas isso não importa, pois bom mesmo é "ouvir" Rosálio contar a história de vários brasileiros em uma só.

Eu não esperava me encantar tanto com "O Voo da Guará Vermelha" e o melhor é saber que a escritora vive em João Pessoa há muitos anos, apesar de não ser natural daqui, dá certo orgulho, sabe?
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário