quinta-feira, 31 de maio de 2012

Seleções de Livros #01

Para quem não sabe, esses livros da coleção "Seleções de Livros" contêm a versão condensada de quatro livros de autores diferentes. O lado bom disso é que ajuda você a variar suas leituras, pois cada livro tem um tema e estilo diferente. Sem contar que você pode experimentar os autores antes de investir na compra de mais livros dele, e ainda tem a vantagem de que em vários volumes há um livro inédito no Brasil. Contudo, o lado ruim é que, por serem versões condensadas dos livros, a gente acaba perdendo uma coisa ou outra que consta no original.

Bem, como o post ficaria enooorme se eu colocasse as sinopses e resenhas de cada um dos quatro livros, optei por colocar um link para o perfil do Skoob onde as sinopses podem ser encontradas e ir direto para as resenhas.

E o Céu se Fez - LaVyrle Spencer
Sentinelas do Apocalipse - Robert Ludlum
Uma Família para Kathy - Henry Denker
O Gato que Pegou um Ladrão - Lilian Jackson Braun

Editora: Reader's Digest
Ano da Edição: 1999
Páginas: 573
Título Original: Then Came Heaven / The Apocalypse Watch / A Place for Kathy / The Cat Who Tailed a Thief
Skoob


Resenha

Já li alguns desses livros da Seleções e digo que alguns volumes são melhores do que outros, mas sempre há um livro mais fraco e um muito bom, os outros dois variam. No caso deste, o melhor foi o terceiro, Uma Família para Kathy, e o pior foi o segundo, Sentinelas do Apocalipse. Eu sei, eu sei, também jurava que o melhor seria Sentinelas do Apocalipse, mas por algum motivo a estória não me convenceu. A seguir, eu falo um pouquinho de cada um.

E o Céu se Fez
Este livro conta a história da irmã Regina, uma freira que passa a questionar o código da sua Ordem após a morte da mãe de duas alunas suas e esposa do zelador da escola. As freiras daquela escola católica não podem sequer tocar pessoas que sejam leigas, e irmã Regina se pergunta se abraçar e confortar suas alunas não traria mais ajuda do que simplesmente trancar-se numa igreja e rezar. A narrativa acompanha o confronto interno da irmã Regina e também o dia a dia de Eddie, o viúvo, mostrando como ele e suas filhas procuram se reerguer depois da morte da esposa. É uma daquelas estórias leves e fofas que dá pra lermos em uma tarde só. Não é empolgante, mas é uma boa distração e por isso dou 3 estrelas para ela.

Sentinelas do Apocalipse
Este livro foi uma decepção, pensei que seria um eletrizante livro de espionagem, mas em nenhum momento senti aquela urgência de ler mais para descobrir tudo. Esse tema com herói americano contra os (neo)nazistas já não é novo, e se o autor não colocar outros elementos que possam estimular a leitura, o livro fica sendo só mais um do mesmo. Esse foi o caso de Sentinelas do Apocalipse. É possível que, por ser uma versão condensada da estória, a trama não tenha ficado bem conectada, com os personagens pulando de uma situação para outra com mais rapidez, sem criar aquele clima de suspense. Mas a edição não é responsável pelo final decepcionante. Sem contar na história do marido de Karin, que é simplesmente absurda, não faz o menor sentido dentro do contexto do livro. Portanto, eu dou 2 estrelas para ele.

Uma Família para Kathy
Grace perdeu o marido há dois anos e então descobre que está com AIDS, a partir daí o livro mostra a luta dela para sobreviver e cuidar da filha, Kathy, que é uma garota muito esperta e dedicada a mãe e que faz questão de acompanhá-la em todas as consultas. Quando Grace começa a piorar, ela tem que pensar em encontrar uma família para Kathy, pois a garota não possui mais avós, nem tios maternos e os tios paternos não são muito próximos. Grace e Kathy são personagens fortes e cativantes, que fazem o leitor torcer por elas. Por isso, dou 4 estrelas a esta estória.

O Gato que Pegou um Ladrão
O livro se passa na fictícia cidadezinha de Pickax, onde todo mundo se conhece e as pessoas raramente usam chaves e cadeados para trancar seus pertences. Contudo, há alguém perturbando a paz dos moradores dessa cidade, roubando roubando objetos de várias casas. O repórter Jim Qwilleran fica intrigado e começa a investigar. É um livro policial, mas não é nada no estilo Harlan Coben. É mais leve e chega a ser engraçado, principalmente quando os gatos Koko e Yum Yum ficam tentando dar dicas a seu dono. O final não é surpreendente, pois o leitor já começa a desconfiar de tudo no meio do livro, mas vale a pena ler. Eu fiquei curiosa para ler outros mistérios desvendados pelo esperto Koko. Daria 3 estrelas para o livro.

Dessa forma, a nota geral para o volume todo é 3.

 

sexta-feira, 25 de maio de 2012

Jogada Mortal - Harlan Coben

Finalmente voltei! Gente, já fazia dois meses que não lia nada por diversão, só estudando para umas provas que fiz agora em maio, mas estou voltando à ativa.

Jogada Mortal - Harlan Coben

Editora: Arqueiro
Ano da Edição: 2012
Páginas: 256
Título Original: Drop Shot


Sinopse

Aos 16 anos, Valerie Simpson já era finalista do Aberto de Tênis da França. Depois de brilhar nos circuitos internacionais do esporte, de repente tudo mudou. A jovem ficou reclusa e deixou de lado as competições de alto nível.

Seis anos depois, ela está disposta a retomar a carreira e procura Myron Bolitar para ser seu agente. Para ele – que já agencia Duane Richwood, cotado para vencer seu primeiro Grand Slam –, essa é uma ótima oportunidade. Mas seus planos têm fim quando Valerie é morta e Duane se torna o principal suspeito do assassinato.

Apesar de o rapaz estar em quadra na hora do crime, algo parece não se encaixar na história que conta à polícia. Ele garante não conhecer Valerie, mas seu número de telefone estava na agenda da jovem.
Insatisfeito com o rumo das investigações policiais, Myron sai em busca da verdade. E descobre que, além de prováveis ligações que a moça fez para Duane de um telefone público, há um passado de dor e mentiras que talvez leve ao verdadeiro motivo do crime.

Agora, com a ajuda do excêntrico Windsor Horne Lockwood III e da ex-profissional de luta livre Esperanza Diaz, Myron enfrentará inimigos poderosos que tentam a todo custo impedir que a verdade venha à tona.


Resenha

Ganhei "Jogada Mortal" numa promo da editora Arqueiro, no começo deste ano. Desde que li "Confie em Mim", Harlan Coben tornou-se um dos meus autores favoritos e ele não me desapontou com "Jogada Mortal". Ainda não havia lido nada da série de Myron Bolitar, mas já posso dizer que adorei o jeito sarcástico dele e achei seu melhor amigo, Win, uma figura.

Este é o segundo livro da série, porém não senti falta do anterior. Talvez o primeiro explique melhor o relacionamento de Myron e Jessica, mas isso é secundário e não atrapalha o entendimento da trama. Aliás, a editora Arqueiro não está lançando os livros da ordem de publicação dos EUA (parece que ela lança um mais do final e depois outro do começo).

Myron é multifacetado: já foi jogador de basquete, é dono de uma agência de RP, possui diploma em Direito, já trabalhou para o FBI e dá uma de advogado quando a situação pede. Tudo isso já seria suficiente para ele se sentir compelido a acompanhar a investigação do assassinato de Valerie. Mas some a essas coisas o fato de um dos clientes mais promissores dele ser um dos suspeitos e que Valerie foi morta quando tentava, desesperadamente, entrar em contato com Myron, temos um prato cheio.

Myron acredita que a morte de Valerie pode ter ligação com o colapso nervoso que ela teve 6 anos atrás e que prejudicou sua carreira. Mas durante suas investigações, ele acaba mexendo com gente que não devia e vê sua própria vida em risco. Não posso sair falando muito, para não dar dicas do final, só posso dizer que a trama se desenrola bem no estilo de Harlan Coben, com reviravoltas e acontecimentos que aparentam ser totalmente diferentes, mas acabam se conectando.

A única razão pela qual não dou 5 estrelas é porque eu já imaginava o que tinha acontecido a Errol Swade desde o começo (é meio óbvio) e ficava meio irritada com Myron, pois ele nem cogitava a possibilidade, apesar de aparecerem vários indícios ao longo do livro.

Série de Myron Bolitar
  1. Quebra de Confiança (Deal Breaker)
  2. Jogada Mortal (Drop Shot)
  3. Fade Away
  4. Back Spin
  5. One False Move
  6. The Final Detail
  7. Darkest Fear
  8. A Promessa (Promise Me)
  9. Quando Ela se Foi (Long Lost)
  10. Alta Tensão (Live Wire)