sexta-feira, 5 de maio de 2017

A Bússola Dourada - Philip Pullman

A Bússola Dourada - Philip Pullman

Editora: Objetiva
Ano da Edição: 2008
Páginas: 420
Título Original: Northern Lights

Sinopse
O primeiro volume da trilogia Fronteiras do Universo, de Philip Pullman, se passa em um mundo muito parecido com o nosso — mas com algumas curiosas diferenças. Ciência e religião se confundem. Todo ser humano possui um daemon, um animal inseparável que na infância toma várias formas. E existe um raríssimo objeto que aponta a verdade, mas ninguém sabe fazê-lo funcionar. Lyra é uma menina levada que vive na tranqüila cidade universitária de Oxford, na Inglaterra. Lá, crianças começam a desaparecer. E quando seu grande amigo Roger, some, Lyra parte em sua busca, disposta a desafiar seus próprios temores. Na paisagem árida do Norte, onde tenta encontrar Roger, Lyra enfrenta uma terrível conspiração que faz uso de crianças-cobaias em sinistras experiências. Entre ursos usando armadura e bruxas que sobrevoam as sombrias geleiras, Lyra terá que fazer alianças inesperadas se quiser salvar o amigo de seu trágico destino.



Resenha
Antes da resenha propriamente dita, preciso dizer que chamo o livro de “A Bússola Dourada”, pois essa foi a tradução feita originalmente, de quando comprei e li o livro pela primeira vez. E que por sinal nem foi a tradução do original britânico, que se chama “Northern Lights”; a tradução do Brasil foi feita a partir do nome estadunidense, “The Golden Compass”. Aí quando foram lançar o filme (que, digo logo, não faz jus a essa história), sabe Deus lá porquê, traduziram como “A Bússola de Ouro” e, então, tiveram que relançar o livro com esse novo título. Ridículo, né? Mas enfim, pra mim continua “A Bússola Dourada” e ponto final.

Essa é uma das minhas séries de fantasia favoritas! É uma história genial, pensada nos mínimos detalhes e muito bem desenvolvida, com referências à religião, questões éticas e filosóficas, etc. É uma mistura de tudo que um livro precisa para ser cativante. Tem mistérios, guerras, fantasia, aventura, tem tudo mesmo! E tudo muito bem explorado pelo Philip Pullman, de uma maneira que cativa, envolve e entretém o leitor.

A história se passa em outro mundo, bastante parecido com o nosso, mas no qual as pessoas tem um “daemon”, que é como se fosse parte de sua alma na forma de um animal ligado a você; nesse mundo também há bruxas e ursos polares guerreiros. O universo criado pelo autor é impressionante e fascinante, com seus detalhes e particularidades, que encantam o leitor. E a Bússola Dourada é só a introdução desse universo que se expande na sequência da trilogia. A história contada nesse primeiro livro é o primeiro passo para algo grandioso e empolgante.

Lyra Belacqua, carismática e audaciosa, cresceu órfã, tendo apenas seu tio Asriel como família, e foi criada pela comunidade acadêmica da Universidade de Oxford. Oxford é o seu território e ela brinca pelos telhados e ruas com os garotos da cidade, principalmente seu amigo da cozinha da universidade, Roger. Mas notícias surgem de uma possível guerra que está por vir, de agitações no Norte, embates políticos e crianças desaparecendo misteriosamente. Tudo isso parece estar ligado a um Pó, partículas elementares que envolvem as pessoas, que está causando divergências científicas e filosóficas sobre sua natureza e caráter.

Quando seu amigo Roger, se torna um dos desaparecidos, Lyra vai entrar em uma jornada de aventuras na qual será protagonista de seu desfecho e enfrentará grandes desafios, apesar de ser apenas uma criança de 11 anos. Para ajudá-la nesse caminho, ela ganha um estranho e raro objeto, que aponta para a verdade, mas que poucas pessoas são capazes de lê-lo, e Lyra vai se tornar uma delas.

Mesmo sendo um livro longo, não é cansativo, pois a história segue rumos inesperados e empolgantes. E o final é estimulante, deixando o leitor louco pela continuação.


Fronteiras do Universo 
  1. A Bússola Dourada (Northern Lights / The Golden Compass)
  2. A Faca Sutil (The Subtle Knife)
  3. A Luneta Âmbar (The Amber Spyglass)
Ainda há duas novelas extras: 
- A Oxford de Lyra (Lyra's Oxford), que na sequência cronológica da história seria o livro 3.5
- Once Upon a Time in the North (não lançado no Brasil), que na sequência cronológica da história seria o livro 0.5


Nenhum comentário:

Postar um comentário