segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

Winter - Marissa Meyer

Winter - Marissa Meyer

Editora: Rocco
Ano da Edição: 2016
Páginas: 688
Título Original: Winter

Sinopse
Bestseller do The New York Times, a série Crônicas Lunares conquistou os leitores com sua releitura high-tech de contos de fadas tradicionais. Depois de Cinder, Scarlet e Cress, inspirados, respectivamente, nas histórias de Cinderela, Chapeuzinho Vermelho e Rapunzel, Marissa Meyer entrega a eles o último capítulo da série, em que reconta a história de Branca de Neve com tintas distópicas. Na trama, a princesa Winter vive subjugada por sua madrasta, Levana, que inveja sua beleza e não aprova os sentimentos da jovem pelo amigo de infância e belo guarda real Jacin. Mas Winter não é tão frágil quanto parece, e, junto com a ciborgue Cinder e seus aliados, a jovem princesa é capaz de iniciar uma revolução e vencer uma guerra que já está em andamento há muito tempo. Será que Cinder, Scarlet, Cress e Winter podem derrotar Levana e encontrar seus finais felizes?



Resenha

Esta resenha não contém spoilers para quem não leu Winter. MAAAAS pode conter spoilers para quem não leu os livros anteriores da série! Se você não leu Cinder ou Scarlet ou Cress ainda, leia somente as resenhas deles aquiaqui e aqui, respectivamente.


Gente, que decepção! No dia em que escrevi esta resenha, a nota deste livro no Goodreads era 4.5 e 4.6 no Skoob, mas não consigo entender o que esses leitores acharam tão bom nele (só a capa mesmo que é linda). Os livros anteriores eram maravilhosos? Não. Mas eles eram bons, com uns personagens divertidos, e cumpriam seu papel de serem uma leitura rápida, leve e gostosinha. Só que este não cumpriu seu papel e eu vou falar de todos os problemas que tive com ele, então a resenha vai ser grande mesmo.

Pela forma que Cress terminou, eu pensava que o quarto livro viria cheio de ação, onde eles bolariam um plano muito massa para conseguir invadir Luna e derrotar Levana. Só que o grande plano é entrar em Luna escondido, Cress hackear a rede lunar, exibir um vídeo de Cinder dizendo quem ela é de verdade e convocando o povo para ficar do lado dela, e então esperar os lunares acreditarem no vídeo e invadirem a capital para colocá-la no trono. Pronto. Aqui não é spoiler, pois o plano é revelado logo no começo.

Então, o povo de Luna passou mais de uma década sendo tiranizado por Levana sem se rebelar, mas agora que uma adolescente diz que ela é a verdadeira rainha e as pessoas devem lutar por ela, todo mundo se toca que Levana é ruim mesmo. É só isso que basta para derrubar uma ditadura? Mandar um vídeo dizendo "o governante não presta, mas eu presto, unam-se a mim e vamos derrubá-lo" e pronto acabou-se?

Além do plano pífio, o desenvolvimento da história é muito repetitivo. Toda hora, por um motivo qualquer, eles eram expostos ao perigo e um deles sempre ficava para trás para os outros se salvarem. Então, ele era preso, mas conseguia escapar miraculosamente e acabava dando de cara com os outros logo depois. Para uma rainha má, que orquestrou ataques à Terra sem se preocupar com o número de mortes, Levana foi muito negligente na captura dos cúmplices de sua maior inimiga.

Também faltou criatividade à autora na hora de criar a sociedade lunar. A organização de Luna é uma cópia descarada do mundo de Jogos Vorazes. Os setores externos são pobres, as pessoas de lá são oprimidas e exploradas. Já a capital é rica, onde as pessoas se vestem de forma estrambólica e vivem no luxo.

Outro ponto foi o casal principal do livro, formado por Winter e Jacin. Que casal mais sem graça e desnecessário! Primeiro, Jacin é um sem sal, que só faz dizer que o dever dele é proteger a princesa (Winter, no caso). Segundo, Winter é uma louca, literalmente louca, tendo visões, cantarolando baboseiras e tudo mais. Isso porque ela se recusa a usar o dom lunar e o lunar que não usa o glamour, fica louco. Terceiro, quando ela não está tendo visões, está agindo como uma criança de 5 anos, fazendo biquinho porque Jacin não vai pintar com ela, essas coisas.

Sério mesmo, todas as vezes que Winter aparecia, eu revirava os olhos. Não consigo compreender o porquê de a autora achar que essa Winter daria uma boa protagonista a ponto de usar o nome dela para o livro. Por mim, Winter e Jacin poderiam ser completamente excluídos da série. O nome do livro poderia ser Levana e se focar na forma como ela subiu e se manteve no poder e em como Cinder iria derrotá-la. Teria sido bem melhor.

Por fim, a mensagem que ficou da série é que se você for tão bela quanto Winter, o povo vai lhe adorar, pois Winter era amada até pelos moradores dos setores externos, mesmo que eles nunca tenham "sentido" sua suposta generosidade. Mas se você for feia, como Levana realmente é, o povo vai acabar se voltando contra você. Eu poderia continuar e escrever páginas e páginas falando mal do livro, mas vou encerrar por aqui.

Crônicas Lunares
  1. Cinder
  2. Scarlet
  3. Cress
  4. Winter

Nenhum comentário:

Postar um comentário